sábado, 10 de abril de 2010

SELO DE CONTROLE EM TODAS AS GARRAFAS DE VINHO!

Foi aprovada a obrigatoriedade de selo fiscal em cada garrafa de vinho comercializada no Brasil, providência encarada por muitos como um retrocesso nas práticas de controle mas que tem um lado importante, conhecido por poucos, que é o combate ao contrabando de vinhos pelas divisas do sul brasileiro.

Particularmente, eu vi na divisa catarinense com a Argentina, carretas de 25 toneladas de vinho entrando em locais que vim a saber não ofereciam nenhum controle. Como eram muitas e eu as vi por acidente (estava viajando em turismo pela região missioneira), acredito que formavam um fluxo importante de vinhos argentinos, sem qualidade e principalmente sem impostos, que acabavam lotando as gôndolas e prateleiras do varejo por preços aviltantes para o vinho brasileiro. Concorrência desonesta, desleal e impossível de ser combatida.

Esta questão de selo de controle ou de garantia não pode ser julgada pelo lado negativo só porque estamos no Brasil. Na Áustria, como em outros países, o selo de denominação de origem controlada, que vai no topo de cada garrafa, é fornecido pelo órgão controlador, contra a informação de quantas garrafas a vinícola produziu! Esta produção é checada contra área de vinhedos e produtividades oficiais. Não tem como enganar o controle central!

Para o nosso país, onde a permissividade permeia praticamente todos os níveis hierárquicos da administração, a adoção do selo é uma imposição, mais do que uma necessidade. Parabéns Ibravin!

Nenhum comentário: