segunda-feira, 19 de julho de 2010

BODEGA FRANÇOIS LOURTON ARGENTINA



Com a presença de François Lourton, membro da quinta geração da família francesa de vitivinicultores de Bordeaux, a conhecida importadora Barrinhas promoveu um evento em São Paulo, no Cantaloup, dia 14 de julho passado.

François Lourton mantém a tradição familiar iniciada em 1897 e possui atualmente vinhedos e vinícolas em cinco países: França, Portugal, Espanha, Argentina e Chile.

Nesta apresentação, François se limitou a discorrer sobre a linha Lourton da Argentina, com vinhedos localizados ao sul de Mendoza, Vista Flores, Alto Valle do Uco, nas fraldas da Cordilheira dos Andes.

Os irmãos Lourton, François e Jacques, começaram suas atividades na Argentina em 1992 assessorando a Nicolas Zatena Zapata, quando compreenderam as grandes potencialidades de produção de vinho finos na região.

Depois de muita pesquisa na área de Mendoza, identificaram o Alto Valle de Uco, de terrenos com clima semi-desértico e de grandes potenciais para a viticultura. Em 1996adquiriram 200 hectares e se lançaram a um projeto que foi posto em dúvida por muitos especialistas.

Formaram 136 hectares de vinhedos em altitudes acima de 1.000 metros, com várias variedades européias: Pinot Gris, Cabernet Sauvignon, Malbec argentino, Malbec francês (Côt Cabernet), Cabernet Sauvignon, Tokay Friulano, Viognier e Sauvignon Blanc. Trabalhando com baixos rendimentos de vinhedo logo alcançaram qualidade especialmente alta.

Na degustação, François explicou a saga do Pinot Gris, trazida por confusão de denominação com a Pinot Blanc Chardonnay (Chardonnay). Foi um interessante engano que respondeu pela revelação do excelente vinho Pinot Gris Valle de Uco 09. Este vinho, Reserva Pinot Gris, acompanhou muito bem salada de folhas com queijo de cabra.

O segundo vinho, o Gran Lourton Corte Friulano 09, um blend de 70% de Tokay Friulano fermentado em barricas de carvalho francês, 20% de Pinto Gris, 8% de Chardonnay e 2% de Torrontés. O fumé da madeira recebeu toques frutados e foi uma boa associação com Blanquete de vitela ao arroz de amêndoas.

Ainda como acompanhamentos da Blanquete, tivemos o Gran Lourton Cabernet Sauvignon 07rico em especiarias, pimentão verde e frutas vermelhas, e o Piedra Negra Malbec 04, blend das castas argentina e francesa, frutas maduras, chocolate e taninos suaves, realmente um vinho superior.

No final, o ícone da vinícola, o Chacayes Unique Terroir 06, blend das Malbec (80%) com 20% de Cabernet Sauvignon, um tinto de cor mais forte, halo claro estreito da lingua, nariz lembrando pudim de leite, baunilha e frutas maduras, boca forte com taninos evidentes, acidez forte agradável, sabores de alcatrão e final de boca com leve amarrado. Um vinho com bom potencial para guarda.

Enfim, os vinhos argentinos da Lourton mostraram uma característica própria de seus varietais e cortes, todos com grande agradabilidade.

Um comentário:

Sérgio Inglez de Sousa disse...

Nayra: Conhecia o Lourton chileno. Esse argentino foi uma boa nova novidade.