quinta-feira, 15 de julho de 2010

CALITERRA: DECANTER REALIZA VERTICAL DO VINHO CENIT



No dia 13 de julho passado, a Decanter realizou na churrascaria Fogo de Chão (Moema -São Paulo), uma degustação vertical do ícone chileno CENIT, com a participação do enólogo chef da Caliterra, Sérgio Cuadra. No encerramento os presentes puderam fazer uma blending session, partindo dos varietais básicos do CENIT: Cabernet Sauvignon, Malbec, Carmenère e Petit Verdot.

A Caliterra que conhecíamos no passado era aquela vinícola com a participação do Mondavi e, porisso mesmo, focada nos grandes volumes de comercialização.

Desde que Edward Chadwick comprou toda participação do Mondavi e assumiu o controle total da empresa, voltou seus objetivos para vinhos de qualidade e estabeleceu uma hierarquia de rótulos que respondessem a essa filosofia: Reserva, a base varietal; Biosur, linha orgânica; Tributo, vinhos de single vineyards; Tributo Edição Limitada, para condições especiais de safra, e Cenit, um ícone de alta expressão. O enólogo Sérgio Cuadra foi o condutor do projeto Cenit.

Paralelamente à consolidação desta pirâmide de níveis de qualidade, a Caliterra investiu na direção da vitivinicultura atrelada à sustentabilidade do planeta, elaborando um manual com normas e procedimentos para a sustentabilidade que engloba a responsabilidade social empresarial, a agricultura orgânica, a vitivinicultura biodinâmica e o manejo integrado de pragas. Este cnjunto de práticas é aplicado na viticultura, na adega e no ambiente social, acoplado à necessária lucratividade.

Por exemplo, as garrafas mais leves visam a economia de energia, rótulos e caixas de material reciclado visam a não derrubada de árvores, e assim por diante.

Na nova fase da Caliterra, os vinhedos foram estudados com o emprego de fotografias infravermelhas que foram identificando manchas de insolação e de amadurecimento diferentes. A colheita para cada nível de vinho tem sido orientado pelas informações deste estudo.

A degustação vertical envolveu as safras de Cenit: 2005, 2006, 2007 e 2008.

O 2005 mostrou complexidade aromática na qual as frutas pretas bem maduras tinham destaque sobre um fundo com notas de café, tabaco e madeira. Boca equilibrada e ampla.

O 2006 apresentou leve evolução trazendo além do café e do tabaco, um delicioso chocolate e uma grande persistência.

O 2007 teve uma perfórmance excelente, talvez puxada pela maior participação da Cabernet Sauvignon, acrescentando aromas distintos como licor de cassis, pimenta, violeta e couro. Grande persistência.

O 2008, vinho ainda por completar o amadurecimento, desenhou um grande potencial com complexidade aromática de caixa de charutos, chocolate, café e caramelo.

O preço para os Cenit na casa do R$ 245,00 é muito razoável e oferece uma excelente relação custo x benefício.

O blending session mostrou a tendência dos participantes em evidenciar o Cabernet Sauvignon,deixando para a Petir Verdot, Malbec e Carmenère os detalhes de acabamento dos vinhos.

O almoço foi harmonizado com Sauvignon Blanc Reserva 2008, Tributo 2006 (Carmenère e Malbec) e um Tributo Edição Limitada 2006 (Cabernet Sauvignon, Shiraz e Viognier.

Nenhum comentário: