sexta-feira, 23 de julho de 2010

O ESPUMANTE ECOLOGICAMENTE CORRETO DA VINÍCOLA GEISSE

Pinto Bandeira, uma região mais alta de Bento Gonçalves, representa um terroir muito especial para a produção de uvas exigentes como é o caso da Pinot Noir. O relevo do terreno apresenta-se em ladeira e, conforme o lugar, é constantemente lambido por um vento o que elimina a umidade e carrega parte dos fungos para longe dos vinhedos. Estas condições microclimáticas garantiam os espumantes distintos da Vinícola Geisse, da Cooperativa Aurora e da Valmarino, que vêm colecionando prêmios e reconhecimento internacional.

O criativo empresário Mário Geisse não se satisfazendo com os dotes conferidos pela natureza, saiu atrás de uma tecnologia revolucionária, que repete a ação evapo-transpiradora da ventilação natural, com incrementos em termos de temperatura e velocidade.

O inovador sistema de tratamento fito-sanitário de vinhedos chama-se TPC – Thermal Pest Control. O equipamento percorre quadras do vinhedo e lança uma lâmina de vento aquecido a 150°C em alta velocidade (200 km/ h), que age nas videiras eliminando umidade, fungos, bactérias e outras pestes, agindo por trabalho físico, sem intervenção de pesticidas ou agrotóxicos. Por outro lado, esta ação física cria um processo que fortalece o sistema de autodefesa das vides que tem mais condições de se defender daquele pequena porção remanescente.

A Vinícola Geisse, a primeira a iniciar o usar do sistema TPC no país há três anos, comemora os excelentes resultados das duas últimas safras, nas quais produziu espumante orgânico de alta qualidade, que somam produção ecológica, sem resíduos químicos, sem prejudicar o meio ambiente e dando sua contribuição para a sustentabilidade do planeta.

Para o engenheiro agrônomo e enólogo Mario Geisse, que divide seu trabalho entre a Vinícola Geisse e a Casa Silva, uma das principais vinícolas do Chile, os resultados foram incríveis. Como um dos primeiros a ser convidado a testar o TPC nos vinhedos do Chile, Mario foi responsável por trazer em primeira mão esta tecnologia para ser testada em seus vinhedos no Brasil. Para ele o sistema promete revolucionar a agroindústria no mundo, pois também vem demonstrando ser muito eficiente em outras culturas. "Além de gerar melhores resultados, resolve o problema das pragas de forma menos incisiva, mais prática, segura para as pessoas e principalmente para o meio ambiente. Mantém a produtividade desejada, com excelentes níveis de qualidade e com plantas mais saudáveis, que consequentemente geram frutas de melhor qualidade”, completa Mario Geisse.

Nenhum comentário: