quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SAFRA BRASILEIRA DE 2010 COMEÇA A SER AVALIADA

São 87 enólogos arregimentados em todo o Brasil que estarão avaliando os vinhos de 16de agosto a 3 de setembro no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, RS.

A degustação realizada por este grande grupo vai selecionar das 261 amostras inscritas na 18ª Avaliação Nacional de Vinhos, 30% das amostras para destaque. As 261amostras e os 87 enólogos foram divididos em três grupos, ou seja, cada grupo de 29 profissionais avaliará 87 amostras.

Com apoio técnico da Embrapa Uva e Vinho, a degustação irá trabalhar às cegas, seguindo normas internacionais específicas. As 261 amostras foram inscritas por 55 vinícolas instaladas em regiões produtoras de sete estados brasileiros - Bahia (3), Minas Gerais (5), Paraná (1), Pernambuco (6), Rio Grande do Sul (232), Santa Catarina (12) e São Paulo (2). Com esta representatividade, a Avaliação cumpre seu papel de avaliar a produção vitivinícola brasileira.

As amostras foram coletadas diretamente nas vinícolas no mês de julho, segundo normas para evitar qualquer tipo de manipulação. Elas estarão sendo analisadas em diferentes categorias, sendo elas: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.

A divulgação da relação dos 30% representativos da Safra 2010, entre eles as 16 amostras selecionadas, acontecerá no dia 25 de setembro, na presença de mais de 750 apreciadores de vinho. As inscrições para participação no evento abrem no dia 23 de agosto e podem ser feitas através do site www.enologia.org.br.

Nenhum comentário: