terça-feira, 23 de novembro de 2010

IRMÃOS MOLON E SINUELO - NOMES DE DESTAQUE DO VINHO BRASILEIRO

A Sinuelo é Irmãos Molon, patrimônios comerciais da família Molon, sediada em São Marcos, RS, e que está completando 40 anos de atividades em Santa Catarina.

Mas as raízes disso tudo começou em Otávio Rocha, distrito de Flores da Cunha, onde uma das grandes figuras históricas do vinho brasileiro, João Slaviero, operava a vinícola que levava o seu nome, na famosa Granja São Mateus.

Dinâmico, lider político e empreendedor, abonou os seus descendentes com este importante cerne de empresário, em especial, seus sobrinhos Molon.

Era 1955 quando Pedro Molon, o mais velho de uma família de 11 irmãos, na busca de seu lugar ao sol, deixou a casa paterna no Travessão Carvalho, do município de Flores da Cunha, atraído pela construção da BR-116, ligação importantíssima do Rio Grande do Sul com o Sudeste brasileiro.

Para chegar lá dirigiu-se para a cidade vizinha, São Marcos, que era cortada pela BR-116.

A partir do ano de 1958, em São Marcos, Pedro começou a colocar vinhos à venda, numa barraquinha no pátio de um posto de gasolina. Seus produtos eram os vinhos Slaviero, produzidos pela vinícola do tio João Slaviero. Pedro, como ambulante carreteiro, corria a praça vendendo o produto em carreta puxada por mulas.

Como iniciado em mecânica, decide trabalhar pegando estrada como caminhoneiro. Para continuidade do comércio fixo, chamou os irmãos que tinham ficado na colônia.

Em 1963, com a chegada de mais um irmão, Euclides, Pedro instala o comércio de vinhos em área própria onde a empresa foi crescendo e lá está até hoje, denominando a empresa com a razão social Irmãos Molon.




Os outros irmãos, Félix, Abrelino e Ulisses juntam-se a Pedro e Euclides em 1966, ano em que passam a engarrafar vinhos, sob a marca Sinuelo. Até o final da década, por conta do grande movimento na BR 116, a única ligação asfaltada entre o Rio Grande do Sul e o resto do país até então, trabalhava-se no local 24 horas por dia, sete dias por semana, permanentemente. Quer dizer, quase sempre: em 1967, por conta da queda da ponte da BR 116 sobre o rio Pelotas, foram três meses de movimento interrompido na rodovia.

Mais adiante em 1970, ficaram preocupados com a noticia de que uma grande fluxo de trânsito na região seria em parte dispersado para passar pela BR-101, em construção.

Sem perda de tempo, instalaram em Araquari, no Litoral Norte de Santa Catarina, um ponto de vendas de vinhos, no quilômetro 71 da rodovia federal. Em 1991, viria outra unidade em Araquari, mas na BR-280, no quilômetro 23.



A unidade na BR-101 conta, desde 2000, com o parque temático Memorial do Descobrimento, com 56 mil metros quadrados. Uma réplica fiel da nau Espera, da frota de Pedro Álvares Cabral, e a extensa vegetação nativa, incluindo pau-brasil, são seus principais atrativos.

O crescimento do negócio de vinho da Irmãos Molon foi geométrico e hoje podem comemorar os 40 anos catarinenses e o expressivo sucesso do Grupo.

Nenhum comentário: