domingo, 26 de dezembro de 2010

AUSTRIAN WINES - VERY TIGHT LAWS

Considera-se que os celtas cultivaram vinhas em terras meridionais austríacas cinco séculos antes da era cristã que os romanos mantiveram nas províncias locais de Noricum e Pannonia, apesar dos repetidos ataques dos bárbaros.

Houve grande progresso na época de Carlos Magno e a região recebeu também a contribuição do trabalho vitivinícola dos monges cistercienses ao redor dos seus monastérios.

Na época do império austro-húngaro, os famosos vinhos de Tokay abafaram o crescimento dos vinhos austríacos.

No século XX o vinho austríaco teve grande expansão, sem grandes controles oficiais, tornando-se uma produtora expressiva de bons vinhos e durante muito tempo foi a grande fornecedora para os vinhos alemães da garrafa azul dos idos de 1980.

Ao redor de 1985 ocorreu uma grave crise deflagrada pelo escândalo dos aditivos anticongelantes, dietileno glicol, que resultou em algumas mortes e um grande problema que colocou os vinhos austríacos sob desconfiança internacional, acarretando a perda do seu maior cliente, a Alemanha.

Como país desenvolvido, enfrentou o problema com ações efetivas para coibir qualquer iniciativa que ferisse a qualidade genuína de seus vinhos. Veio, então, a legislação austríaca que é espelhada na alemã mas muito mais rigorosa.

A maior parte dos bons vinhos austríacos vem da região cortada pelo Rio Danúbio, noroeste do país, dos distritos de Weinviertel, Kamptal-Donauland, Wachau, etc. Outras regiões vinícolas com expressão são Burgenland e Styria.

As variedades mais cultivadas as brancas Grüner Veltliner (1/3 da área plantada), Müller-Thurgau, Welschriesling, Weissburgunder, etc., e as tintas Zweigelt, Blauer Burgunder (Pinot Noir), Cabernet Sauvignon, etc.

Os distintos níveis de qualidade e tipos de vinho foram definidos pela nova e atual legislação de 1985:

Primeiro nível - vinhos básicos, sem controles oficiais - Tafelwein - vin de table, vinho de mesa.

Segundo nível - vinhos com controles pouco rigorosos, Landwein - vin de pays, vinho regional.

Terceiro nível - vinhos de qualidade com controles rígidos porém, sem predicados especiais, representando o vinho de qualidade básico do país, Qualitätswein - vin de qualité supérieure. São os vinhos de qualidade varietais bésicos de todo o mundo:

- Kabinet - 11% de teor alcoólico.

Quarto nível -m o mais alto nível de qualidade dos vinhos austríacos - Prädikatswein, vinhos de qualidade com predicados especiais:

- Spätlese - 12% de teor alcoólico.
- Auslese - 14,5% de grau alcoólico.
- Strohwein - 18% de grau alcoólico - vinho elaborado com de uvas secas
- Eiswein - 18% de grau alcoólico - vinho elaborado com uvas congeladas
- Beerenauslese - 18% de grau alcoólico - vinho elaborado com bagas
bem maduras, selecionadas uma a uma
- Ausbruch - 19% de grau alcoólico - vinho elaborado com uvas botritizadas
- Trockenbeerenausklese - 30% de grau alcoólico – vinho elaborado com uvas
colhidas com as bagas secas selecionadas

Nenhum comentário: