segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

BEBIDAS ALCOÓLICAS : FERMENTADOS E DESTILADOS

Em todos os cantos do mundo, rústicos ou civilizados, de clima quente ou frio, o homem sempre elaborou bebidas alcoólicas a partir das mais diferentes matérias primas, com distintas finalidades - alimentação, aquecimento, festejos, rituais ou, simplesmente, alegrar os corações.

Muitas são as fórmulas, às vezes transmitidas de geração a geração, sob forma de receitas secretas, outras vezes retratando a tradição de uma determinada comunidade. Variações à parte, a maioria das bebidas alcoólicas pode ser obtida com base em três metodologias : fermentação, destilação ou composição.

Nas composições, entram em cena a maceração e a mistura criativa dos componentes, utilizando-se uma base alcoólica proveniente de destilação ou de fermentação. Nessa categoria incluem-se muitos licores, inclusive afamados, como o Cointreau. O familiar licor de jabuticaba faz parte desse grupo.



Na classe dos destilados, o processamento parte de uma bebida alcoólica decorrente de fermentação, dito vinho, que colocada a ferver, libera suas múltiplas frações voláteis que são, posteriormente, condensadas e reagrupadas parcialmente, de acordo com o receituário do fabricante. Esta retificação da composição original, produz bebidas de caráter definido, eventualmente trabalhadas com essências aromáticas especiais.



fermentado de pela destilação resulta em

maçã ......................................................Calvados (França)
pera.......................................................Poire (França)
cereja.....................................................Kirsch (Alemanha, Áustria)
centeio....................................................Vodka (Rússia, Polônia, Estados Unidos etc)
batata.....................................................Vodka
uva........................................................Bagaceira (Portugal), Pisco (Chile, Peru), Grappa (Brasil), Singales (Bolívia)
ameixa amarela ............................................Mirabelle (França)
cana.......................................................Rum (Caribe), Cachaca (Brasil)



Os destilados têm em comum uma alta graduação de álcool ( 30 a 45 °) , o que os credencia para pequenas doses, aperitivos e coquetéis. São conhecidos, também, como álcoois brancos.

Finalmente, o processo de fermentação parte do suco integral ou diluído da matéria básica que sofre o ataque de seres vivos, chamados fermentos ou leveduras, que transformam-no em bebida alcoólica. Este é o caso do arroz que, lavado e cozido em vapor, deixado a fermentar, transforma-se numa bebida alcoólica de 12 a 15 °, o famoso saquê, aperitivo nacional dos japoneses. Da fermentação do mosto da uva, obtém-se o vinho.

Nenhum comentário: