quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

MUNDVS: O MUNDO DO VINHO BY CASA VALDUGA

A linha de vinhos Mundvs, da Casa Valduga, materializa uma viagem enológica através de terroirs interessantes do mundo do vinho. Cada rótulo selecionado propõe-se a extrair o perfil característico dos vnhos de determinado terroir.

Como vitivinicultura padrão, os vinhedos são conduzidos em espaldeira simples, com plantio adensado para 4.000 videiras por hectare e produção reduzida por pé, através de raleio de cachos. A colheita é manual e seletiva, conduzida com retardamento para supermaturação das bagas de uva. A fermentação é conduzida com leveduras selecionadas, entre 24 e 25°C, e completada com fermentação malolática.



O primeiro rótulo é o Mundvs Cabernet Sauvignon 2006, um potente chileno do Vale de Maipo, com maturação em barricas de carvalho francês por 18 meses e mais 12 meses em garrafa. Teor alcoólico 15%.

Na degustação, o vinho apresenta cor intensa e profunda na tonalidade vermelho rubi, lágrimas intensas, grossas e preguiçosas; nariz frutado a cerejas maduras e ameixas pretas, toques de chocolate; boca achocolatada com nuances de café e baunilha. Equilibrado, agradável e de longo retrogosto.

O segundo rótulo é o Mundvs Malbec 2007, um interessante argentino de Lujan de Cuyo, Mendoza, com maturação em barricas de carvalho francês por 10 meses e mais 12 meses em garrafa. Teor alcoólico 12,5%.

Na degustação, o vinho apresenta cor vermelho rubi escuro, lágrimas intensas; nariz frutado a ameixa pretas e amoras maduras, toques de especiarias; toque gentil com seus taninos maduros e macios, bom preenchimento do centro da boca, encorpado e equilibrado, acidez correta. Final agradável e longo.

O terceiro rótulo é o Mundvs Portugal 2008, com tipicidade de um português do Alentejo, elaborado com as castas Shiraz, Aragonês e Alicante Bouschet, com passagem de 9 meses em barrica de carvalho francês e 12 neses em garrafa. Teor alcoólico 13,5%.

Na degustação, o vinho apresenta coloração granada com intensos reflexos violáceos; no olfato, um ataque intenso de compota de frutas, toques tostados mesclados a notas de especiarias doces. Boca plena, frutas maduras e especiarias doces, estruturado e equilibrado, final de boca longo e elegante.



A viagem enológica deve continuar buscando tipicidades italianas e australianas. vamos aguardar!

Nenhum comentário: