quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

RKATSITELI - UM VINHO DE 9.000 ANOS

Nos primórdios da transição do homem nômade para sedentário, foram surgindo os primeiros vilarejos onde se começou o advento da agricultura com plantios de roças, frutíferas e a domesticação de animais. Paralelamente continuavam as atividades de coleta de alimentos nas florestas.

Quando uma mulher comum da Armênia, que eu resolvi dar também um nome comum armênio, Vartanux, estava lavando os grandes jarros de cerâmica queimada para acolher novas uvas colhidas das videiras selvagens, sentiu vir do líquido colorido acumulado no fundo, um aroma láctico que tocou fortemente a sua sensibilidade. Os aromas a fizeram lembrar de um aroma semelhante que subia dos seus seios quando amamentava seus filhos. A lembrança olfativa agradável trouxe a atração para o primeiro gole. A divulgação da prazerosa bebida fez com que todos a tomassem e aprovassem. Estava descoberto o vinho!

Primeiramente, o vinho estendeu o período de utilidade das videiras para além da época da coleta. Pela utilidade como alimento, o vinho induziu o início do plantio das videiras nos arredores dos acampamentos.

Se no começo servia para consumo familiar e o excedente para trocas com vizinhos, com o aumento de sua produção os povos foram buscar clientes cada vez mais distantes.

A Geórgia, também parte desse cenário, vivenciou o mesmo processo que resultou no plantio dos primeiros vinhedos da humanidade por volta dos 7.000 a.C., segundo comentários históricos.



Das áreas da Geórgia foi sendo espalhada pelas partes mais próximas como as repúblicas soviéticas, Bulgária, China e leste europeu. No cômputo geral da atualidade ocupa a terceira posição mundial em termos de área plantada, ganhando da Trebbiano e perdendo para a Airen e a Garnacha.

Seu vinho apresenta estilo proprio e bem característico cuja tipicidade se apoia nos aromas florais com toques de especiarias, muito refrescante com sua acidez bem pronunciada, equilibrada pela maciez dos açúcares residuais e teor de álcool.

Nos Estados Unidos, localizada na região dos Finger Lales, estado de Nova York, a vinícola Dr.Konstantin Frank tem vinhedo de Rkatsiteli e produz um varietal muito bom que bem lembra os vinhos de qualidade da Alemanha e da Alsácia.

Nenhum comentário: