quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DEGUSTAÇÃO VISUAL – DA ADEGA AO CÁLICE


A degustação visual observa os aspectos do vinho que dependem de fatores de uma das três fases: da produção da uva no vinhedo, da metodologia de vinificação na cantina e, finalmente, dos procedimentos relativos à garrafa depois que sai da adega. A formação da estrutura e cor do vinho no vinhedo foi comentada em texto de novembro de 2010, enquanto que a construção da estrutura e cor do vinho nas atividades da adega está registrada no texto de dezembro de 2010.

Ao deixar a adega, o vinho vai experimentar, na garrafa, a evolução da estrutura e da cor. A viagem até o momento do serviço na taça pode percorrer muitos caminhos.

A distância é longa, por exemplo, para que chegue um vinho chileno ao Brasil por via terrestre. A economia sem critérios leva a uma carga em caminhão aberto e sem refrigeração, expondo as caixas superiores ou as garrafas posicionadas para o exterior da carga a um calor maior ao longo do dia... temperaturas amenas durante a noite. Os vinhos submetidos aos choques maiores vão mostrar uma evolução mais rápida que o desejável e eventualmente um amadurecimento ou mesmo morte precoce. Com temperaturas acima de 20°C, a velocidade de envelhecimento é muito maior e o vinho pode alcançar a sua taça com coloração mais opaca, reflexos atijolados ou até na cor caramelo.

Chegando à importadora, a armazenagem que antecede à distribuição pelas lojas criam as condições de estocagem. Se climatizadas, são favoráveis à conservação do vinho, enquanto que temperaturas altas aliadas a variações dia-noite continuam sendo elemento de aceleração do amadurecimento e da decadência do vinho.

Além da estocagem, as lojas dispõem as garrafas em expositores para venda. Falhas que deixem de garantir ao vinho condições de baixa luminosidade, vibração zero e temperatura baixa acarretam problemas.

Finalmente, a guarda do vinho na casa do consumidor deve respeitar a natureza viva do vinho e selecionar local de guarda no qual haja condições ideais: ausência de vibração (como acontece em cômodos próximos a poço de elevador), abrigo contra a luz e, ainda, temperaturas baixas (16°C) constantes, evitando-se de choques térmicos.

Evolução ou amadurecimento do vinho pode ser observada visualmente, pela cor nos diferentes estágios. Tintos e brancos começam brilhantes e morrem na cor marrom apagada.

Mesmo que vigilante, toda essa maratona pode ser prejudicada pelo serviço em taças inadequadas, quer grossas, quer de cristal com entalhes e cores, prejudicando a avaliação, por exemplo de um tinto rubi vivo e brilhante com reflexos violáceos ou um tinto vermelho desmaiado com reflexos atijolados ou de um branco amarelo vivo e brilhante ou dourado avermelhado.

Ufa! Sensível, vivo e com frágil imunidade, o bom vinho é um herói!

Nenhum comentário: