sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TO BEER OR NOT TO BEER

A cerveja é a prima mais próxima do vinho dentro da família dos fermentados. Elas são as duas bebidas alcóolicas mais consumidas no mundo. A cerveja tem natureza de uma bebida mais leve porém, em dezenas de diferentes tipos e estilos, abrigam potência e predicados que a credenciam para participar com sucesso dos jogos de harmonização gastronômica.

As cervejas podem ser classificadas sob distintos critérios para agrupar seus diferentes tipos. Uma das formas mais aceitas dividem as cervejas em dois grandes grupos de acordo com o processo de fermentação. As cervejas Ale são de fermentação no alto, e as cervejas Lager são de fermentação em baixo.

A grande diversidade de tipos faz com que cada um dos dois grupos se subdivida em múltiplos estilos ou mesmo que se tenham outros agrupamentos de cervejas formando classes especiais. Ainda dentro desses grupos as cervejas podem ser claras ou escuras, com distintos teores de álcool, e de variado teor de extrato primitivo (fracas, normais, extras e fortes).



No grupo das Ale a fermentação é conduzida em ambiente com temperatura mais alta (fermentação a quente), média entre 15 e 25°C, durante um tempo menor variando entre três e cinco dias. Quando a fermentação atinge a fase alta, a levedura Saccharomyces cerevisae sobe e se localiza na superfície. Esse processo é o mais antigo e abasteceu a totalidade das cervejas consumidas até meados do século XIX, quando foi desenvolvida a elaboração de cervejas por baixa fermentação. As cervejas Ale são encorpadas e vigorosas mostrando sabores mais complexos, com toques frutados e traços de lúpulos. Conforme o cervejeiro assumem cores de claras a escuras, e sabores de adocicados a amargos.

Tipos principais de Ale: Pale, Amber, Stout, India Pale, American IPA e outros.

No grupo das Lager (do alemão lagern = armazenar) de fermentação em baixo, as leveduras Saccharomyces carlsbergensis no final do processo se acumulam na parte baixa do recipiente de fermentação. A fermentação transcorre em temperatura bem mais baixa durante semanas ou meses, amadurecendo a cerveja que ganha maior concentração de gás carbônico. Sabor moderadamente amargo e teor alcoólico variando entre 3 e 6%.

A cerveja mais bebida no Brasil é da família Lager, representada por dezenas de rótulos de bebidas de qualidade comercial (básica), produzidos em grandes bateladas, sem grande alma, consumidos em grandes talagadas como se fossem água. Muitos que não conhecem cerveja avaliam esta bebida por esses exemplares simples e insossos, cometendo grandes erros de avaliação.

Além da comercial, existem tipos muito interessantes de Lager: Premium, Pilsner, Bock, Dunkel, Rauchbeer, Schwarzbeer e outros.

Uma terceira “família” reúne cervejas distintas que são elaboradas com uma mistura de malte claro e malte de trigo (Weissbier). A adição de lúpulos resulta em toques cítricos, revigorantes e traços frutados. A levedura aporta notas de banana, cravo e baunilha. Esta cerveja pode ser opaca (Hefeweizen) ou clara (Kristall). As escuras são chamadas de Dunkel, as mais fortes de Weizenbock.

Nenhum comentário: