terça-feira, 11 de janeiro de 2011

UM BLOG QUE DEVE SER VISITADO

A degustação não é um fim em si mesma, muito pelo contrário, deve ser sempre um veículo para aumentar nosso prazer. Infelizmente muitos que se aplicam ao vinho acabam se perdendo pelo caminho e se transformam nos incômodos enochatos.

Tenho comentado sobre os enochatos ritualistas que colocam os óculos na testa e ficam observando minuciosamente cada traço do rótulo, como se fossem encontrar a pedra filosofal.

Fazem intermináveis anotações em seus cadernos e, depois, degustam o vinho como se fossem os únicos donos da verdade autorizados a interpretar a bebida. São especialistas em preencher com letras pequenas, verdadeiros hierogrifos, cadernetas e mais cadernetas, como se elas tivessem alguma importância para a formação da cultura vinícola dos principiantes. Pá de cal neles!

Visitei o blog vinotesousa.blogspot.com e me senti aliviado por encontrar mais gente batalhando para que o consumo do vinho seja prazeroso e lúdico (abaixo os enochatos!) e que a indústria vinícola brasileira acorde para a modernidade do marketing e para a realidade do mercado nacional.

Ensinar o brasileiro a tomar vinho cada vez melhor faz parte do negócio.



Recomendo a leitura deste blog!

Nenhum comentário: