terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

VINHOS BIODINÂMICOS DA ÁFRICA DO SUL

Foi no Empório Baglioni, São Paulo, que a importadora Mistral promoveu uma apresentação de vinhos biodinâmicos da África do Sul, conduzida pelo produtor Hohan Reyneke, cuja vinícola se localiza na capital do vinho daquele país, Stellembosch.

A Reyneke Organic iniciou atividade nos seus 37 hectares de terra em 1992 e produziu o primeiro lote de vinhos em 1998, coroando um processo de respeito ao meio ambiente e de cuidado com os consumidores, sem se afastar da questão da sustentabilidade econômica do empreendimento.







FERTILIZANTE BIO: COMPOSTO MINERAL, ANIMAL E VEGETAL DO LOCAL





DILUIÇÃO DO FERTILIZANTE: DINAMIZAÇÃO COMO NA HOMEOPATIA

Os vinhos degustados comprovam o que tenho defendido: são vinhos tão bons quanto os bons vinhos ditos normais com a vantagem de que não se corre o risco de tomar produto de enologia intervencionista, ou seja, que adiciona cor, aromas e sabores de farmácia.

Na seqüência foram degustados, com explicação do Johan Reyneke, os seguintes vinhos:

Reyneke Sauvignon Blanc 2009 - um vinho amarelo verdeal, lágrimas intensas, aromas de pêra e abacaxi sobre toques levemente tostados. Na boca repetiu as impressões do nariz, inclusive com um traço alcoólico incisivo. U$ 42,50.

Reyneke Chenin Blanc 2008 - um vinho amarelo dourado, lágrimas intensas, aromas de frutas em calda, rosa branca e toques minerais. Na boca as frutas maduras, a mineralidade e o tostado do carvalho, dão-lhe uma característica bem definida. U$ 52,50.
Reyneke Reserve Sauvignon Blanc 2009 - um vinho amarelo dourado, lágrimas intensas, aromas complexos de frutas brancas emolduradas nos toques tostados e de especiarias do carvalho. Boca intensa, complexa e gorda. O melhor vinho do painel! - U$ 73,90.
Reyneke Pinotage 2008 - um vinho vermelho rubis e reflexos levemente violáceos, aromas típicos da casta com uma leve borracha sobre frutas silvestres, gerânio, alcaçuz e açúcar mascavo. Na boca os traços sutis de borracha são competados com tons de marrasquino, açúcar mascavo e flores. Muito bom! - U$ 52,50.

Reyneke Cornerstone 2007 - um vinho vermelho rubi vivo e brilhante, 50% Cabernet Sauvignon/40% Shiraz/ 10% Merlot. Aromas de frutas vermelhas e pretas maduras, sutil toque mentolado, pimenta preta. Final agradável. U$ 42.50.

Nenhum comentário: