domingo, 6 de março de 2011

LABRUSCA E LAMBRUSCO – QUAL A DIFERENÇA?

Muito antes do aparecimento do Homem na Terra já floresciam vários gêneros da família das Vitáceas, entre eles o gênero Vitis, que abriga as milhares de variedades de uva.

Estudos de fósseis de partes de videiras, encontrados em várias regiões do hemisfério norte indicam como berço das Vitis a parte setentrional do globo, mais precisamente onde hoje é o Pólo Norte, Groenlândia e parte do Canadá. Naqueles afastados tempos esta região era coberta de florestas e o clima era quente e úmido.

A partir do berço original o subgênero Euvitis fugiu das mudanças climáticas que foram impondo esfriamento radical naquelas paragens. Nas rotas de fuga distinguiram-se três trajetórias distintas desenhadas pela aptidão climática de cada grupo de videiras. Cada rota deu origem a um tronco específico de videiras: sino-asiático (clima frio), euro-asiático (clima seco) e americano (clima úmido).


LABRUSCA CONCORD - UMA DAS MELHORES UVAS PARA ELABORAR SUCO.

Mais adiante, quando o homem não passava de um ser primevo perambulando de árvore em árvore, as videiras já verdejavam nos distintos rincões do planeta, sob diversas características próprias de cada tronco.

Na região do vale do rio Amur e no norte do Japão, o tronco sino-asiático aclimatou-se nas terras chinesas, siberianas e japonesas, desenvolvendo-se, entre outras espécies, as Vitis amurensis e as Vitis romanetti.

O tronco euro-asiático encontrou nas terras balizadas pela Geórgia, Armênia e Turquia seu berço de progressão, desenvolvendo ali as Vitis vinifera. Das variedades originais que foram sendo levadas para outros pontos do mar Mediterrâneo, surgiram as viníferas européias, entre tantas, a Cabernet Sauvignon (França), Airen (Espanha) e Lambrusco (Itália)


VINÍFERA LAMBRUSCO - UTILIZADA PARA A ELABORAÇÃO DO FRISANTE LAMBRUSCO.

Na parte leste da América do Norte, começando na região de Niágara Falls até a Costa Rica, existia uma profusão de famílias de videiras, entre elas a Vitis rupestris e a Vitis labrusca. Labrusca é o nome de uma família de videiras norte-americanas. Muito conhecidas no Brasil são as variedades labrusca chamadas Niágara Branca e a Isabel.

Portanto, Lambrusco é uma variedade de uva da família das Vitis vinifera, utilizada para elaborar o frisante que leva o seu nome e Labrusca é a família Vitis labrusca de uvas americanas, consumidas como sobremesa, como matéria-prima ideal para sucos e na elaboração de vinhos de qualidade inferior.

Nenhum comentário: