sexta-feira, 25 de março de 2011

VINHO EM DESTAQUE: SALTON DESEJO 2005

Certa feita, conversando com o saudoso amigo Ângelo Salton, mostrei para ele a consistência de qualidade que a Salton havia alcançado com o vinho varietal de Merlot, Salton Desejo, situação comprovada através de se sair vitorioso ou se sobressair em inúmeros painéis de degustação que participei ou que organizei.


Poucos meses antes de falecer, Ângelo me presenteou com uma caixa com seis garrafas do Desejo composta de três safras para permitir uma degustação vertical.



Para relembrar detalhes do painel que promovi com o rótulo, abri um Desejo da safra 2005, tida como uma das melhores da história do vinho brasileiro.

Ao contrário do que tenho enfrentado com outros ícones brasileiros que passando dos 5 anos demonstram estar decaídos, desequilibrados na acidez incômoda, este Merlot estava perfeito.

Nariz pleno de frutas maduras, sobressaindo-se a ameixa preta, boca bem preenchida com gentil toque aveludado,  equilíbrio nos tons dos taninos macios, potência alcoólica e acidez. Longo de persistência e de final de boca muito agradável.

Este vinho só poderia ser destaque!

Nenhum comentário: