sábado, 14 de maio de 2011

ÍCONES FRANCESES E ITALIANOS COM RABACHINO

O programa foi mais um evento delineado pelo perfeccionista vinhateiro das altitudes catarinenses, o empresário Wander Weege, dono da Vinícola Pericó. Fui em voo de carreira até Florianópolis. Lá me encontrei com o jornalista João Lombardo e o restauranteur no Balneário de Camboriú, Guilherme. Todos em operação precisa, fomos apanhados pelo Wander e seguimos em helicóptero para Flores da Cunha (RS), para o encontro no ICIF.

A história do ICIF - ITALIAN CULINARY INSTITUTE FOR FOREIGNERS teve seu começo em Turim em 1991, por iniciativa de um grupo de chefs italianos de prestígio internacional e de líderes formadores de opinião do setor. Em 2004, o ICIF completou mais um passo e ampliou suas atividades no Exterior, com a abertura de duas novas sedes, na China e no Brasil, onde em 2005 se iniciaram os primeiros cursos. No Brasil a sede é em Flores da Cunha - RS, em convênio com a Universidade de Caxias do Sul.








Roberto Rabachino, presidente da Fisar International (Turim - Itália),  tem vínculo com a UCS- Escola de Gastronomia, e é, sem dúvida alguma, um dos grandes mestres das culturas enológica, gastronômica e enogastronômica que atuam no Brasil, dando vida e cores aos cursos que coordena ou participa. Dono de imensa cultura, passeia pelos rótulos, safras e países com desenvoltura e muito senso de humor.

Sob a coordenação e explicações de Rabachino fizemos um painel de degustação com os seguintes vinhos:

Espumante Giulio Ferrari 1997 - Chardonnay - aroma fermentário, bolo de frutas e banana; boca viva de maçã e amêndoas sobre traços mélicos; perlage intenso.


Champage Joseph Krügg 1996 - Chardonnay - cor mais evoluída, traços de oxidação, sobrepondo-se aromas e sabores do licor de expedição de base no Armagnac; boa acidez e perlage razoável.

Dom Pérignon 1995 - cor clara, aromas frescos, maçã verde, casca de pão, brioches, acidez evidente e perlage intenso.

Tignatello  1999 - Antinori - 80% Sangiovese + 15% Cabernet Sauvignon + 5% Cabernet Franc - 22 m barrica francesa - forte vermelho rubi, aromas e boca viva de muita fruta madura.



Château Margaux 1999 - 45% Cabernet Sauvignon + 45% Merlot + 5% Cabernet Franc + 5% Petit Verdot - cor íntegra rubi brilhante, frutas como cereja e sutil mentolado. Excelente.

Pio Cesari 1999 - um excelente Barolo, 36 m em carvalho, cor evoluída com traços levemente marrons, terroso, frutas muito maduras, traços de chocolate.


Château Haut Brion 1999 - 45% Cabernet Sauvignon + 45% Merlot + 10% Cabernet Franc - rubi escuro, vivo, frutas vermelhas (cereja) - taninos muito agradáveis - equlibrado e longo.


WANDER WEEGE, PERICÓ, HOMEM DOS VINHOS BRASILEIROS DE ALTA GAMA


 

Nenhum comentário: