sábado, 28 de maio de 2011

VINICOLA ANAKENA - COSTAZZURRA MOSTRA NOVIDADES

A Importadora Costazzurra tem em seu portafólio de bebidas vários vinhos da conhecida vinicola chilena Anakena em seus vários níveis de preço: na linha básica Varietal, os rótulos Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Carmenère e Cabernet Sauvignon; na linha Reserva, os rótulos Carmenère e Cabernet Sauvignon; na linha Single Vineyard,  os rótulos Pinot Noir, Viognier, Malbec e Carmenère; e na linha Ona, os rótulos Syrah e Pinot Noir.


Na noite de 25 de maio, próximo passado, no restaurante paulistano Aguzzo, foi realizado um jantar harmonizado informal com a presença e as explicações do engenheiro agrônomo Sérgio Cuadra, enólogo da vinícola Anakena, cuja experiência profissional é muito interessante. Começou como garçom, passou pela sommelieria, graduou-se em engenharia com ênfase em Enologia, fez especializações na elaboração de vinhos em vários países importantes. No Chile trabalhou para várias vinícolas relevantes até assumir o cargo de Enólogo-Chefe da Anakena


A Vinícola Anakena tem vinhedos em várias regiões chilenas e adota práticas sustentáveis de vitivinicultura, presenvarndo meio ambiente nos vinhedos, assistindo o meio social do entorno de suas propriedades e trabalhando sob condições de economicidade na produção dos vinhos.

O jantar teve início com a degustação do Single Vineyard Viognier 09, 13.5%, álcool incisivo equilibrado na acidez bem presente, nariz e boca lembrando frutas como fruta do conde e o jambo, sobre um traço de flores brancas que traziam ligeiro amrgor. Bom casamento com o Carpaccio di pesce freschi con bottarga al vino blanco (finas fatias de peixe fresco com ova de tainha curada, com emulsão de vinho branco).


O primeiro vinho tinto foi o ONA Pinot Noir 08, 13.5%, dos vinhedos de Leida (San Antonio), corpo leve, boa acidez, taninos delicados e macios, boca fresca de frutas vermelhas maduras como a cereja e toques de ervas sobre tons da flor violeta. Boa harmonização com o Culingioni alla Sarda e aromi di limoni (raviolis recheados de ricota e queijo pecorino suave com raspas de limão siciliano).


Finalmente, ocorreu o pré-lançamento do vinho de alta gama, ALWA 07, corte de Cabernet Sauvignon 85%, Carmenère 6%, Syrah 6% e Carignan 3%, passagem de 24 meses em barricas francesas, aroma de cereja madura, toques apimentados, talvez mentolados, presença discreta de baunilha e traços claros de amêndoas. Final de boca longo, com agradável achocolatado. Combinação perfeita com Brasato di manzo al vino rosso (carne bovina especial assada ao vinho tinto típico do Piemonte, servida com gnocchi na manteiga e salvia).


Encerrando o jantar foi servido o Late Harvest Anakena 2009, um Single Vineyard que esteve muito bem com sbremesas a base de chocolate e sorvete.






Nenhum comentário: