quarta-feira, 22 de junho de 2011

VINHO EM DESTAQUE: BALOIRO BLANCO DE BIERZO

Como muito bem colocou uma jornalista inglesa, a maior autoridade de vinhos do mundo, Chardonnay é como bumbum, todo mundo tem! Temos que alçar voos para novas sensações enológicas, especialmente dos vinhos brancos.

Na grande mostra de vinhos Descobrindo o Bierzo, dias 15 e 6 de junho p.p. em São Paulo, ficou muito clara a qualidade e a agradabilidade dos vinhos brancos baseados na casta autóctone Godello. Foram dezenas de rótulos com a mesma tipicidade: amarelo palha, qualidade aromática de boa intensidade, com notas florais de violeta, tons herbáceos agradablíssimos de begônia, um toque terroso que lembra moringa de barro. Na boca traz muito frescor, ligeiras notas frutadas com pêra e maçã verde, toques minerais e grama recém-cortada. Equilíbrio e acidez correta fecham a boca com muito frescor e persistência.


Dentre tantas pérolas, dou destaque ao rótulo Baloiro 2010, DO Bierzo, corte de Godello, Doña Blanca e Palomino, uvas cultivadas em suaves encostas, com as duas últimas de videiras com mais de 50 anos de idade.

A colheita completa uma seqüência de tratos culturais especiais, sendo realizada manualmente e com seleçãode cachos, reduzindo ao máximo o tempo entre coleta e vinificação. O rendimento é inferior a 6.000 kg por hectare, o que resulta em baixa produção por planta.

Na vinificação, maceração a frio (10°C) duarnte 24 horas garante a extração dos aromas das uvas, alimentando fermentação com temperatura controlada, em aço inoxidável do mosto gema.

Completa um período de crianza com o vinho sobre as leveduras mortas que sofrem movimentação diária durante três meses.

As 5.000 garrafas anuais deste vinho, com 13.5% de álcool, passa por uma leve filtragem e não sofre estabilização a frio.

O produtor procura Importador no Brasil - .winearts@exportcyl.es

Nenhum comentário: