quarta-feira, 20 de julho de 2011

CASOS MUITO ESTRANHOS - SEGUNDO MARTIN PEREZ CAMBET

Martin Perez Cambet edita um interessante noticiário pela internet, o VinoAnalisis, que traz notícias interessantes do mundo do vinho e outras bebidas alcoólicas. Sempre acompanho com atenção as pérolas que o Martin garimpa ao redor do mundo.

Desta vez não resisti e vou repassar o que li no bloco Los engaños gastronómicos 'mejor cocinados', especificamente do tópico El misterioso caso del Château Lafitte del presidente Thomas Jefferson.

Segundo Martin, há muitos anos, o milionário norteamericano William Koch, proprietário da firma Oxbow Corp. e dono de uma fabulosa adega pessoal com mais de 35.000 garrafas, comprou um conjunto de garrafas do especialíssimo e exclusivo vinho francês Château Lafitte, safra de 1787 por uma vultosa quantia estimada em várias centenas de milhares de dólares.

O vinho histórico devia seu altíssimo valor ao fato de ter pertencido em passado distante a nada menos que o terceiro presidente dos Estados Unidos da América, Thomas Jefferson.

Após a incrível compra e depois de um exame minucioso da raridade adquirida, Mr. Koch descobriu um detalhe que lhe chamou decididamente a atenção: as iniciais TH.J - que deveria corresponder às do presidente americano Thomas Jefferson - e que figuravam no rótulo do mencionado vinho, havia sido impressas por meio de uma máquina elétrica, gerando evidentes desconfianças de autenticidade do produto uma vez que a gravação foi feita por meio de uma forma demasiadamente avançado para 1787.

Consequentemente, esse material fantástico, devido às circunstâncias especiais da garrafas, transformou-se em mais um caso nas mãos da brigada especial de falsificação de arte do FBI!

Nenhum comentário: