quarta-feira, 13 de julho de 2011

LAMBRUSCO - UM FRISANTE PARADOXAL, MAS IMPORTANTE

O Lambrusco pode ser rotulado como o vinho mais paradoxal do mundo. Suas vendas superlativas em países importantes como Estados Unidos e a Inglaterra, tanto quanto pela maioria das outras nações, mostram que o simples há muito está orquestrando uma imensa praia de apreciadores.

No meio dos formadores de opinião nota-se um preconceito aberto contra esse frisante de meia tijela que "tem cheiro de água de casca de batatas", "que lembra vômito" e outras pérolas da crítica especializada.

Há anos quando visitei a Emilia-Romagna com o objetivo de escolher um Lambrusco para levar o rótulo de uma importadora degustei um sem fim de amostras, em muitos produtores. Desde então sou menos radical nas minhas críticas, principalmente, por duas razões:

1. os importadores querem usar a mística Lambrusco para inundar o país de bebidas inferiores e ganhar dinheiro nas nossas costas;

2. muitos Lambrusco que bebemos no Brasil, verdadeiramente não são Lambrusco!

Pode-se beber bons exemplares de Lambrusco da Reggio Emilia (Lambrusco Reggiano D.O.C.) e de Modena (Lambrusco di Sorbara D.O.C., Lambrusco Salamino di Danta Croce D.O.C., Lambrusco Grasparossa di Castelvetro D.O.C., Modena D.O.C. Lambrusco)

Note-se que fiz questão de enumerar os Lambrusco D.O.C. porque sofrem um controle oficial mais rigoroso e têm a garantia de que foram produzidos na área de denominação de origem e resultam de um corte com, no mínimo, 85% da variedade Lambrusco mais categorizada da região e os retantes 15% com outros clones de Lambrusco, Ancelota, Fortara, Malbo Gentili, etc.




DEGUSTAÇÃO DE PRODUTOS DA EMILIA ROMAGNA NO EVENTO DELIZIANDO, RENAISSANCE, SÃO PAULO

Ambrogio Manzi, da Enoteca Emilia-Romagna, apresentou palestra sobre os principais vinhos da região e nos respondeu sobre o Lambrusco, bebida que está recebendo uma campanha de mercado em âmbito internacional, inclusive no Brasil a partir do quarto trimestre.

AMBROGIO MANZI - DEGUSTAÇÃO EMILIA ROMAGNA NO RENAISSANCE - 11/07/2011

 Questionado sobre se a má fama da bebida não iria prejudicar sua maior divulgação no mercado brasileiro, Ambrogio esclareceu que um estudo do mercado brasileiro aponta para o crescimento de consumo per capita na classe média, pessoas que estarão dispostas a pagar um pouco mais por um frisante de maior qualidade. Este é o mercado alvo. 

Para trabalhar uma nova imagem, eventos serão feitos em nível de consumidor, pontos de venda e pontos de dose, degustando Lambrusco de qualidade, elaborados com características mais evidentes e com controle dos procedimentos de produção.

Certamente, o consumidor  brasileiro saberá distinguir os bons Lambruscos dos Lambruscos medíocres baratos ou falsos Lambruscos, migrando para o novo padrão desse espumante.   

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