quarta-feira, 6 de julho de 2011

VINHOS BRASILEIROS DE ALTITUDE: QUE TAL UM SANJO?

O frio do inverno já bateu à porta e, sem esperar abrir, já entrou no nosso dia-a-dia. Não temos outra coisa melhor a fazer do que tomar uma taça de vinho tinto para confortavelmente nos aquecer.

Em grande estilo, podemos tomar um dos rótulos da Sanjo, vinhos que vêm diretamente da região que registra as menores temperaturas do país, nos arredores da cidade catrinense de São Joaquim.

No terroir de São Joaquim, em plena Serra Catarinense, as temperaturas de inverno chegam a ultrapassar a casa dos -8°C, e tem uma média superior a 700 horas de frio de inverno (temperaturas abaixo de 7.3°C). O solo é pedregoso criando condições de penetração e fixação das raízes na busca seletiva de nutrientes, assim como contribuindo na atmosfera subterrânea para formação de bolsões de ar e na transmissão de calor. A grande amplitude térmica é mais uma condição que proporciona energia solar durante os dias e necessário descanso refrigerado das videiras durante as noites.

A Vinícola Sanjo oferece rótulos em três níveis de estilo de vinho tinto que, coincidentemente, vêm de uvas colhidas em três diferentes níveis de altitude a fim de aproveitar as condições que o aumento de altura oferece, numa escalada entre 1.100 e 1.400 metros. Na faixa inferior se explora as vindimas menos tardias, na intermediária as vindimas medianamente tardias e, obvimente, na mais alta as mais tardias.

O que isso representa para o vinho no cálice?

Das partes mais baixas as uvas com a madurez completa normal, tem concentração de açúcares e de polifenóis que as qualificam para resultar um vinho jovial, expressão da fruta, sem passagem pela madeira. Esse vinho é engarrafado sob o rótulo Nobrese Cabernet Sauvignon Tinto, de coloração vermelho vivo, com aroma frutado com suaves notas de cereja e amora, leves toques de baunilha . Na boca a fruta madura aparece mesclada com uma agradável sensação de jovialidade, taninos maduros sobre boa estrutura, equilibrado e de final persistente.

Dos vinhedos de altitude intermediária saem as uvas para produção do Núbio Cabernet Sauvignon Tinto, um vinho de coloração vermelho violáceo, com aroma mais complexo, destaque para as frutas vermelhas maduras, sobre tons francos de café e tostado. Neste vinho, 50% de seu conteúdo, amadurece em barris de carvalho francês novo. Ao paladar possui taninos de boa concentração que denotam caráter e estrutura, ataque com um agradável frutado ao final. 

Completando, dos vinhedos de cima colhem-se as uvas para a elaboração do Maestrale Cabernet Sauvignon, vinho tinto ícone da Sanjo, representando bem as características de um vinho de altitude, com uvas selecionadas na colheita. Passam por fermentação tradicional dos grandes tintos, com amadurecimento feito em barris de carvalho francês durante doze meses e, depois de engarrafado, segue o seu ciclo de maturação nas caves até tornar-se macio e aveludado.

De coloração vermelho rubi, com aromas de frutas, pimentas negras, especiarias e baunilha, o Maestrale tinto é um vinho redondo e maduro, de taninos macios e final agradável. O Maestrale Cabernet Sauvignon Tinto é um dos tintos a fazer parte da carta oficial de vinhos do Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: