segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DO VALE DOS VINHEDOS - MERLOT RESERVA DON LAURINDO

A Denominação de Origem Vale dos Vinhedos constitui a primeira DO brasileira reconhecida oficialmente e tem regras muito claras em seu Regulamento de Uso. As vinícolas que podem exibir no rótulo essa condição são afiliadas à Aprovale - Assiociação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, localizadas na área geográfica que se estende por uma área total de 81,23 Km2 e que abrange terras nos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.


Como toda DO, esta tem o propósito de produzir vinhos com características específicas da região de origem, cuja tipicidade se imponha com clareza ao apreciador. Para tanto existe uma das condições oficiais que determina as variedades de videira autorizadas, ou seja, exclusivamente cultivares de Vitis vinifera L.:

Vinhos finos tintos secos: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Tannat.

Vinhos finos brancos secos: Chardonnay e Riesling Itálico.
Vinhos espumantes naturais finos: Chardonnay, Riesling Itálico e Pinot Noir




O sistema de produção vitícola estabelece como método oficial de sustentação das videiras exclusivamente a condução em espaldeira, limitando a produtividade por hectare de uva para vinhos finos tintos e brancos, nos níveis de 10 toneladas por hectare e de 1,8 kg de uva/metro linear nas filas da espaldeira.

A graduação mínima da uva para elaboração dos vinhos finos tintos deve ser de 12% em volume de álcool potencial e de 11% em volume de álcool potencial para os finos brancos. Para os vinhos-base para espumantes naturais, a graduação máxima potencial da uva para o vinho-base será de 11,5% em volume.

Os vinhos finos tintos secos deverão ter um mínimo de 60% de uvas da cultivar Merlot. O único vinho fino tinto seco autorizado como vinho varietal é o Merlot, sendo necessário, para tal, que o mesmo possua na sua composição no mínimo 85% da uva Merlot. A graduação alcoólica mínima dos vinhos finos tintos será de 12% em volume, sendo que a comercialização junto ao mercado consumidor somente poderá ser realizada após um envelhecimento mínimo de 15 meses, contados a partir do dia 01 de março da safra respectiva.




Um dos primeiros exemplares dessa especificação é o Don Laurindo Merlot, Reserva 2009, que responde a todas as exigências da DO Vale dos Vinhedos e, portanto, exibe no seu rótulo essa denominação. Com seus 12% de álcool, apresenta intenso aroma da fruta vermelhas madura cereja bem madura e traços de especiarias. Na boca, um bom preenchimento e o elegante toque avceludado de seus taninos gentis.





























.

Nenhum comentário: