terça-feira, 2 de agosto de 2011

JUNDIAI - ESTÁ PINTANDO UMA CONFRARIA

No último sábado de julho, dia 30, fiz uma apresentação de vinhos para um grupo especial de Jundiaí que inicia a formação de uma confraria que promete peso e consistência. Foi um almoço no Sítio Santa Rosa, a caminho da Serra dos Cristais, para trinta talheres. Durante a recepção, animados pelos finger food, os participantes apreciaram e harmonizaram os petiscos com o espumante Don Laurindo Delicado, um corte de Chardonnay e Riesling Itálico, demi-sec, 12% de álcool, 2010, a meu ver um verdadeiro brut para o paladar brasileiro.

Os pratos estiveram a cargo de Edna Pelliciari. Após a colorida variação de finger food, foi servida uma sequencia de antepastos e saladas. Os pratos principais foram uma rosetta caseira ao creme fresco, espetacular, e um filé ao molho escuro de cebolas, acompanhado de coulis de maçã, esta dupla com a assinatura de Teresa Pelliciari. A rosetta consiste em delicadas fatias de canelone recheado com queijo e frios, mergulhada em creme e gratinada. Deliciosa! 

Patrícia Andrade, que participou da organização do evento, 
brindando com Sílvia o sucesso do almoço.


Rosie com Edna, a chef nota dez  

Parte do grupo compartilhando alegria e opiniões sobre os vinhos e os pratos.

Para acompanhar as saladas, foi feita a harmonização com o Chardonnay Reserva Terrazas de los Andes, 13,5% de álcool, 2008, um vinho das altitudes andinas (1200 m) e o varietal Cabernet Sauvignon Rosé Núbio, 14% de álcool, 2007, outro vinho de altitude e do frio da serra catarinense (1300 m). As opiniões se dividiram enquanto as garrafas se esvaziavam!

A alegria de tomar bons vinhos estampada nas faces 
dos "sofredores" Luiz Philippe, Renato, Sergio e Admir.

Empresários e profissionais liberais jundiaienses e seus pares, não deixaram o campo de ataque e passaram para o prato principal, um prêmio ao paladar de qualquer gourmet exigente.

Rubens e Thereza curtindo o clima!

Os pratos principais foram harmonizados com o Merlot argentino D'Aguiar Reserva Especial, 13% de álcool, 2005, e o corte soberbo de Cabernet Sauvignon e Merlot, o RAR, das altitudes de Muitos Capões, norte gaúcho, 13%, 2004.  

Pegos de surpresa, Gustavo, Henrique e Helio, ainda tentaram esconder os cálices! 

A sobremesa foi um brownie de chocolate, macio e molhadinho, com sorvete, e enormes travessas de frutas diversas. Tudo isso foi casado com o vinho fortificado branco Portento, das altitude catarinenses (1300 m), 18% de álcool, 2005, elaborado como se fosse um Moscatel de Setúbal, da Quinta Santa Maria.

Nenhum comentário: