sábado, 22 de outubro de 2011

BEBENDO VINHOS NACIONAIS EM NOVA YORK

Todo vinho da Califórnia é americano, mas nem todo vinho bom americano é da Califórnia!  Esta é a grande verdade!

Nas minhas viagens aos Estados Unidos fiquei sabendo que na maioria dos estados ocorre produção de vinho, embora em grande parte baseada nas variedades híbridas americanas, com a casta Niágara que conhecemos bem no Brasil. 

Para minha surpresa, já tomei muitos vinhos expressivos nos estados do Oregon, com seus vinhedos dominados pela Pinot Noir, de Washington com seus ótimos Merlot e Rieling Renano, e de New York com vinhos de muito boa qualidade produzidos no Hudson Valley, nos Finger Lakes e em Long Island. Imperdível á o branco Rkatsiteli, uva muitas vezes milenar da Armenia e Geórgia.

Uma constatação pessoal nas visitas é o alto preço dos vinhos californianos nas próprias vinícolas e a explicação de um produtor foi interessante. Se os vinhos foram baratos o próprio americano não compra! E olha que os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar entre os maiores consumidores de vinho do mundo. Esse talvez seja o fator complementar.

Normalmente se percorre a Califórnia, de Sacramento a San Diego, entrando nos apelos enoturísticos locais, fazendo piqueniquee vinícolas e enquadrando-se nas rotas do vinho por estrada de ferro e pelas auto-estradas. Fica a impressão que fora disso não há mais o que ver em termos de vinícolas americanas.

Assistimos recentemente a uma disparada dos preços dos vinhos franceses, que são os paradigma para os produtores americanos, posicionando os melhores californianos abaixo dos bons vinhos de Bordeaux. Se não é a solução pelo menos é um alento.

Nenhum comentário: