domingo, 16 de outubro de 2011

A VIDEIRA SUPERLATIVA DO SEMERDJIAN

Profissionais da viticultura que vêm há décadas pesquisando diversos tipos de videiras espalhadas pelo País ficaram intrigados com o desenvolvimento excepcional de uma planta em Ferraz de Vasconcelos. Eu pude visitá-la há alguns anos e também me certifiquei que seu crescimento é muito mais rápido do que os exemplares semelhantes. Com dezenas de metros de comprimento, essa videira é uma forte candidata a ser introduzida no Livro dos Récordes.


Provavelmente espelhado nesta videira produtora gigante, o empresário e viticultor Sergio Semerdjian teve a idéia de plantar uma videira porta-enxertos de identidade 572 no dia 20/11/2005 na chacara da familia, no municipio de Ferraz de Vasconcelos, e nela aplicar estacas de vides produtoras em um número inusitado no mundo.  


Inicialmente foram exertadas e estão vingadas 70 variedades. Em produção neste ano foram 22 variedades. Algumas varidedades enxertadas com sucesso foram: Seibel 2, Jacke´s, Violeta, Niagara Rosa escura, Isabel Precoce, Concord, Isabel, Marte, Patricia, Bordo, Sanches, Niagara Branca, JD 930, Perola de Cassab, Moscatel Juliana, Maria, Romana, Tinta cão, Afroucheiro, Trebbiano, Rainha, Rubi Cabernet, e vários outros tipos que estão com brotação muito jovem.


Em breve a videira estará dando frutos. Como são muitas variedades enxertadas em épocas distintas, os primeiros cachos saem em novembro e os últimos em fevereiro de 2012.



Técnicos do IAC - Instituto Afgronômico de Campina fazem as medições e conferências oficiais na videira. 


Abaixo os dados relativos à videira 'gigante' conforme levantamento no dia 06 de outubro de 2011. A videira múltipla tem dois ramos opostos: lado esquerdo 21,9 m  de comprimento e lado direito 20,9 m de comprimento. Extensão total da videira 42,8m.

Variedades enxertadas em 2010 e já consolidadas

Brancas: 46
Tintas: 41
Total de variedades consolidadas: 87

Variedades enxertadas em 2011

Brancas: 23
Tintas: 13
Total variedades enxertadas em 2011: 36

Brotos do porta-enxerto par serem enxertados em 2012

Lado das brancas: 32
Lado das tintas: 52
Total de brotos para serem enxertados em 2012: 84

Assim no ano de 2012 provavelemente esta videira produtora superlativa, com quase 200 variedades diferentes de uva. estará sendo divulgada para a imprensa internacional com apoio da Secretaria da Agricultura de Sao Paulo, como um recorde mundial. 

Nenhum comentário: