quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ALMOÇO MEDIEVAL HARMONIZADO COM VINHO

Aconteceu em Brasília no último dia 30 de outubro, na casa da Valéria Payê, uma das finalistas do concurso Cláudia Mulher (de cujo resultado final eu discordei definitivamente pela falta de coerência!), um almoço completamente diferente composto de pratos medievais que foram escolhidos e elaborados por Esther Katz, antropóloga e bióloga, especialista em antropologia de alimentação.

Para consulta a fim de matar nossa curiosidade, Esther levou e explicou tópicos do conteúdo do livro La Gastronomie au Moyen Age, 150 recettes de France et d'Italie, dos autores Odile Redon, Françoise Sabban e Silvano Serventi.

Como primeiro prato, uma torta de espinafre, na qual o espinafre fez parceria com queijo frescal minas, trabalhado com as ervas manjericão, hortelã e salsa, além de canela, cravo, gengibre, noz moscada e pimenta do reino. Essa pasta preencheu forma montada em massa. Para acompanhar um prato de múltiplos sabores, porém leve, tomou-se a leveza de um Pinot Noir Dal Pizzol, 2011, 12.5%.


O segundo prato foi limonia ou poulet au citron: pequenos cortes de frango cozidos previamente que foram colocados num refogado de ervas, pimenta do reino, pimenta longa, cravo e noz moscada, em meio aquoso de um leite à base de amêndoas e água. Finaliza a adição de suco de limão.

Para esse prato de aromas e sabores sutis e delicados foi colocado para harmonizar um vinho tinto de estrutura leve, escolhido para casar com os toques dos ingredientes principais e os traços dos condimentos: o regional alentejano EA, Adega Cartuxa, 13.5%.

Nenhum comentário: