quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FAUSTO BRUT CHAMPENOISE BY PIZZATO

A Pizzato Vinhas e Vinhos é uma das mais expressivas boutique wineries do Brasil com uma história sempre marcada por grandes feitos.

Primeiramente formou seus vinhedos no Vale dos VInhedos, iniciou suas atividades na segunda metade da década de 1990, e a sua primeira safra foi a de 1999, comercializada a partir do ano 2000. A versão varietal de Merlot 1999 foi considerada o melhor vinho do ano. Alguns dos vinhos elaborados a partir de uvas viníferas de seus vinhedos possuem selo identificador de origem e qualidade - D.O.V.V - Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, outros rótulos estão classificados como I.P.V.V. - Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos. As linhas de vinhos produzidas com uvas da propriedade do Vale dos Vinhedos levam a rotulação e Pizzato.

Mais adiante, a Pizzato Vinhas e Vinhos passou a fazer uso de uvas dos seus vinhedos localizados no distrito de Doutor Fausto, Dois Lajeados, cultivados desde 1985. Os rótulos que utilizam essas uvas levam a rotulação de Fausto, com a primeira produção realizada em 2004 e comercializada a partir de 2006.  A linha Fausto é composta pelos varietais tintos Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat, um vinhorosé de Merlot, e os espumantes Brut e Demi-sec.

Presentemente a Pizzato Vinhas e Vinhos passou a elaborar o espumante Fausto Brut pelo método tradicional, melhorando ainda mais sua qualidade.

Segundo Flavio Pizzato, enólogo-chefe da PIZZATO, a decisão de utilizar o método tradicional passa pela prerrogativa da vinícola de adicionar complexidade e elegância ao Fausto Espumante, tornando-o mais coerente com o restante da linha de vinhos FAUSTO. “Ao optar por utilizar tal método de formação de espuma, busca-se ter um espumante que ainda mantêm em destaque os tons frescos, florais e frutados, típicos de espumantes elaborados pelo método charmat, mas com o acréscimo da complexidade trazida pelo contato mais prolongado com as leveduras do método tradicional”, explica.

O espumante Fausto Brut é elaborado a partir de um corte das uvas Chardonnay e Pinot Noir, e apresenta aromas de flores de citros, frutas cítricas maduras, frutas cristalizadas e pão fresco. Refrescante, deve ser servido a uma temperatura entre 4ºC e 6ºC.

Ideal para ser servido como aperitivo, acompanhando entradas e pratos elaborados com peixes e frutos do mar, carnes brancas. Graduação alcoólica 12%.

Preço médio: R$ 34,00

Hoje a produção de vinhos tintos, branco e espumantes soma dez rótulos PIZZATO e seis com a marca FAUSTO. A vinícola já exporta para 12 países e na Europa está nas cartas de vinhos de restaurantes prestigiados.

Nenhum comentário: