sábado, 5 de novembro de 2011

FESTIVAL DE VINHOS PORTUGUESES EM RESTAURANTES

De 14 de novembro a 4 de dezembro a ViniPortugal, associação interprofissional privada dedicada à promoção dos Vinhos Portugueses, realizará o Festival de Vinhos Portugueses em restaurantes nas cidade do Rio de Janeiro e São Paulo. A importadora Vinho Sul participará do evento com dois rótulos do premiado produtor português Van Zellers & Co.

O objetivo do evento é essencialmente divulgar e incentivar as vendas de vinhos portugueses nos restaurantes, inclusive com treinando das brigadas de garçons no serviço dos vinhos lusitanos. Para garantir um impecável treinamento desses profisssionais, a organização do evento escalou José Santanita, eleito o melhor sommelier de Portugal e uma autoridade quando o assunto é vinho portugues, que vem ao Brasil especialmente para ajudar nessa tarefa.

A Importadora Vinho Sul, que participa desse evento promocional, escolheu para participar da campanha o vinho Van Zellers 2010 Douro Branco e o Van Zellers 2008 Reserva Douro Tinto. Os restaurantes que aderiram ao evento criam menus especiais harmonizando seus pratos com os vinhos sugeridos. Todos os clientes que participarem do Festival concorrerão ao sorteio de uma viagem à Portugal, onde poderão degustar in loco a qualidade e caráter único dos vinhos lusitanos.

Em São Paulo o rol de restaurantes é composto pelo Carlota, Ville du Vin, Adega Santiago, Trindade, Quintal do Braz, Vento Haragano, Brasil a Gosto, Vinheria Percussi, Paris 6 e Emporio Santa Maria. No Rio de Janeiro participarão os renomados Oui Oui, Quadrifoglio, Terzetto Escola do Pão, Laguiole, Garcia & Rodrigues, Carlota, Bráz, Antiquarius e Porcão.

Sobre os vinhos e o produtor Van Zeller & Co:

Van Zellers 2010 Douro Branco (R$69,80, na importadora), elaborado com um blend das uvas Viosinho, Rabigato, Codega e Gouveio, cujas castas estão misturadas nas vinhas, sendo que as mesmas provêm de três parcelas das freguesias de Martim e Candêdo, concelho de Murça, tendo uma idade média de 30, 50 e 80 anos, respectivamente.

Van Zellers 2008 Reserva Douro Tinto (R$69,80, na importadora), um blend de Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Francisca, Sousão, Tinta Barroca e Rufete, procedentes de vinhas nos vales dos rio Torto e rio Pinhão, com idades entre os 6 e os 30 anos, sendo todas plantadas em talhões extremes. As uvas são esmagadas e pisadas em lagares durante 2 dias (50% do total), sendo depois fermentadas, com as castas todas misturadas, em cubas de aço inoxidável. Finalmente passa por estágio em barricas usadas de carvalho Francês durante cerca de 18 meses.

Os antepassados de Cristiano Van Zeller, enólogo que detém o comado da Van Zellers & Co, fundaram a empresa em 1780, há sete gerações atrás, como negociantes de Vinho do Porto. De lá para cá a empresa já foi vendida no século XIX, readquirida pela família na década de 1930, várias outras vínicolas foram abertas por parentes, até que em 2006 Cristiano Van Zeller finalmente retomou a empresa e todas as suas marcas datadas do século XVIII.

Com conhecimento total no assunto e autonomia, Cristiano é um dos enólogos mais reputados da região do Douro, um dos embaixadores mundo afora dos vinhos desta zona. Ele fez juz ao legado dos Van Zellers e transformou a empresa em um gigante mundial na produção de vinhos portugueses, fazendo rótulos que levam mais personalidade, diversão e prazer à vida das pessoas.

Nenhum comentário: