terça-feira, 15 de novembro de 2011

LEITÃO À PURURUCA DO CHEF LUIZ NEY

Rosilene de Lima Campolina, do Portal Gastronômico Chef  a Chef, nos fez passar vontade e nos deu muita água na boca, ao publicar a experiência que ela teve na Villa Paolucci, casa do médico e Chef dr. Luiz Ney, em Tiradentes, Minas Gerais.

Ele mostrou a Pousada Villa Paolucci a ela, exibiu seus mais recentes prêmios conquistados em vários contextos e contou a história de como transformou um simples leitão na iguaria mais famosa e cobiçada do país.


CHEF LUIZ NEY MANEJANDO SUA PURURUQUEIRA

 
Segundo conta Rosilene, o Chef dr. Luiz Ney foi introduzido no aprendizado da culinária do leitão à pururuca com o seu avô materno, Abelard Ferreira de Assis, ainda na fazenda em Capela Nova, Zona da Mata de Minas Gerais.

O avô trouxe esta prática e técnica de assar leitão com seus antepassados portugueses desde os idos do ano de 1910, e repassou essa qualificação ao filho Newton Fonseca, pai do dr. Luiz Ney, que era também um tremendo chef de cozinha, igualmente famoso no preparo do leitão.

Conta Rosilene: "O dr. Luiz sempre adorou ver o seu avô e seu pai fazerem aquelas maravilhosas festas nas comemorações da família e naturalmente o prato principal era o leitão à pururuca. Muito curioso, felizmente conseguiu captar os melhores ensinamentos do seu avô e de seu pai. Em 1986 quando comprou uma propriedade rural em Tiradentes onde é hoje a famosa Pousada Villa Paolucci, antes mesmo de iniciar a reforma da casa construiu um forno de assar leitão e daquele momento até hoje vem com todo carinho aprimorando com muito orgulho e emoção a receita dessa extraordinária iguaria.

A IGUARIA DO DR. LUIZ NEY

Em 2001, após ter sonhado com o seu avô Abelard, teve a brilhante intuição de criar o pururucador,  que segundo ele mesmo é a melhor ferramenta para fazer leitão à pururuca. Depois de deixar marinar por 24hrs, o bichinho é assado lentamente, em baixa temperatura, o que proporciona a drenagem total da gordura, e o resultado, é uma pele sequinha pronta para ser pururucada."

Assim o famoso leitão à pururuca by dr. Luiz Ney comemora 101 anos de participação em muitas comemorações e vem trazendo muitas alegrias para o mestre, sua família e pessoas que têm oportunidade de experimentar o prato. 

Contato: LUIZ NEY DO LEITÃO A PURURUCA: WWW.PURURUCADETIRADENTES.COM

PARA COMPRAR O APARELHO DE PURURUCAR PELO E-MAIL: VILLAPAOLUCCI@MGCONECTA.COM.BR

Reservas para degustar o leitão: telefone (32) 3355-1350 ou mediante reserva pelo email VILLAPAOLUCCI@MGCONECTA.COM.BR ou falar com Sabrina: sabrinapaolucci@hotmail.com

ATENÇÃO: cuidado com a pirataria. O produto do dr. Luiz Ney é patenteado, sua reprodução e comercialização é crime, sujeita às penas da lei. Antes de comprar, verifique a procedência.

Nenhum comentário: