quinta-feira, 10 de novembro de 2011

VILLA FRANCIONI E SEU NOVO ESPUMANTE JOAQUIM BRANCO BRUT

A vinícola butique Villa Francioni, das altitudes catarinenses de São Joaquim, traz novidades borbulhantes  para este final de ano com o lançamento do Espumante Joaquim Branco Brut. Com acidez presente muito agradável, esse espumante oferece marcante sensação refrescante na boca.

Encanta aos olhos com sua belíssima tonalidade amarelo com sutis toques que revelam as usas uvas básicas, as castas tintas Pinot Noir, Syrah, Sangiovese, Merlot e Petit Verdot.  Um espumante alegre e adequado para o clima de final-de-ano, é um complemento ideal para as comemorações de Natal e Ano-Novo.
print25.jpg



O processo de elaboração por sangria de uvas tintas (saigne), garante ao espumante uma cor típica de um Blanc de Noir, cristalina, límpida e muito atraente. Os aromas lembram frutas tropicais sobre delicadas notas de pequenas frutas vermelhas. 

O perlage é fino e elegante e persistente, fazendo o espumante crescer sobre a língua e preencher deliciosamente a boca com acidez viva, frescor e cremosidade. O vinho espumante é produzido em duas fermentações alcóolicas: na primeira, o mosto mistura de uvas é transformada em vinho. Uma segunda fermentação produz a tiragem do gás carbônico, fionte das finas borbulhas.

O espumante Joaquim Branco Brut foi elaborado pelo método Charmat Longo, onde a segunda fermentação acontece em tanques de aço inoxidável, com agitação das borras mortas para contato com todo o vinho em elaboração (autólise). 

O teor alcoólico é de 12,9% e a guarda é de 3 anos. Deve ser servido entre 6°C a 8°C. Harmoniza muito bem com frutas frescas, saladas e frutos do mar.

Além do Espumante Joaquim Branco Brut a Villa Francioni também produz o Espumante Joaquim Brut Rosé, lançado há um ano no mercado brasileiro.

As uvas utilizadas na produção dos espumantes são de vinhedos próprios, situados a 1.260 metros de altitude em São Joaquim, na serra catarinense. Os fatores climáticos aliados às práticas culturais são os principais ingredientes para elaboração de vinhos de qualidade e exclusivos.


Nenhum comentário: