terça-feira, 31 de janeiro de 2012

UM VINHEDO TODO NUMA SÓ VIDEIRA (3)

No próximo dia 11 de fevereiro estarei assistindo a vindima no "vinhedo do mundo", iniciativa de meu amigo Rinaldo Dal Pizzol, nas proximidades de Bento Gonçalves, RS. Trata-se de uma coleção ampelográfica que está formando uma amostragem de variedade de uva de todas as partes do mundo. Darei mais detalhes  quando voltar! Os vinhedos do mundo estão representados em um só vinhedo no Parque Temático da vinícola Dal Pizzol.
Outro caso até mais surpreendente faz a coleção ampelográfica em uma só planta, uma videira foi formada a partir de porta-enxerto que teve um desenvolvimento excepcional em poucos anos, de tal sorte que foi possível enxertar uma variedade de uva a cada comprimento básico.


Assim Sérgio Semerdjian, de origem na Armênia, foi buscar na terra de seus antepassados a inspiração para desenvolver um vinhedo em uma videira só.
.  

O mais interessante é que, enquanto a videira se expande horizontalmente para ambos os lados e novas variedades vão sendo enxertadas, os primeiros enxertos já estão produzindo suas uvas, conforme pode ser notado nas fotografias.



Neste ano muitas dezenas de novas variedades serão aplicadas na videira, aumentando o tamanho do vinhedo e candidatando-o ao livro dos récordes. Para tanto inspeções de técnicos de alta especificação estão ocorrendo e seus relatórios enviados para a organização internacional da uva e do vinho  OIV.


Nenhum comentário: