segunda-feira, 19 de março de 2012

VINHO BIODINÂMICO - O BRASILEIRO DA SANTA AUGUSTA

Nas terras altas do Estado de Santa Catarina se encontram as mais promissoras origens de vinhos de alta qualidade elaborados no Brasil. Não devemos descartar os produtos gaúchos daSerra do Sudeste, Campanha Gaúcha e Campo de Cima da Serra.
Os vinhos das boas regiões gaúchas e das altitudes catarinenses nota-se que houve amadurecimento da polpa com altos graus de concentração de açúcar, além do amadurecimento completo dos polifenóis da casca. Os taninos e antocianos vão conferir cor escura e profunda, sem gotas de produtos enológicos.
Mas o que eu quero destacar nesse volume de vinhos de alta qualidade é o nascimento do primeiro vinho biodinâmico brasileiro, nas altitudes da região de Videira no oeste catarinense. 
A Vinícola Santa Augusta é a vinícola responsável por essa proeza praticando a biodinâmica nas altitudes de 1.000 metros sobre o nível do mar de seus vinhedos em Videira e de mais de 1.300 metros  em Água Doce.

Administrada pelas primas Taline e Morgana De Nardi, com a responsabilidade técnica do engenheiro agrônomo, enólogo e sommelier Jefferson Sancineto Nunes, este o idealizador da empreitada, os vinhedos estão sendo reconvertidos e conduzidos sob a filosofia biodinâmica. E com muito sucesso!

Taline De Nardi defronte do lote de Chardonnay biodinâmico em plena brotação.

A Vinícola Santa Augusta (VSA) começou em 2011 a implantação do manejo dos primeiros vinhedos do país sob a visão Biodinâmica e Sancinetto está muito satisfeito com os resultados que vêm se verificando.

Por exemplo, contrariando toda e qualquer expectativa negativa, o volume excessivo de chuvas desde que as videiras de chardonnay começaram a brotar, não foi verificado até agora nenhum problema fitossanitário e as plantas estão com um aspecto excelente.

A primeira providência que se implantou na reconversão para a biodinâmica foi a eliminação do uso de herbicidas. Em 100% dos vinhedos da VSA, está sendo feita a capina manual da faixa de cultivo das videiras e efetuada a roçada entre as linhas sempre respeitando o calendário Biodinâmico. Este determina os tratos culturais do vinhedo estabelecendo datas mais propícias para executar cada tipo de ação.


A fotografia acima mostra uma da série de aplicações de chá de cavalinha, que permitiu a brotação do chardonnay e do merlot absolutamente sadia e sem a utilização de nenhum grama de qualquer fungicida.

No outono passado  foi efetuada a primeira aplicação do composto biodinâmico PB 500 (chifre esterco nos vinhedos) que será repetida no mês de outubro. A poda foi feita seguindo rigorosamente o calendário Biodinâmico, com base na lua descendente e sempre nos horários/dia de fruto. O desbrote foi feito exclusivamente nos horários/dia de fruto, parâmetro do calendário de tratos culturais.

Algumas boas revelações e as últimas novidades do vinhedo biodinâmico da Vinícola Santa Augusta vêm surpreendendo os especilaistas no assunto.

Verificações no dia 14 de março mostraram um fato muito interessante de que as uvas, embora não totalmente maduras, estão com sabor e aroma muito bons, e uma tipicidade bem característica da variedade, ao lado de apresentar uma quantidade de polifenóis altíssima.

Como exemplo, em 14/03/12 o IPT do Cabernet Sauvignon nas uvas estava em 79,39, os antocianos em 1885 mg/L, intensidade de cor de 42,53 e a uva apresentava ainda teores baixos de açúcar, apenas 20,65 brix..

O Merlot por sua vez tinha um IPT de 72,31, antocianos de 1534 mg/L, intensidade de cor de 39,63 e o brix era ainda baixo, 20,64;

O Cabernet Franc está surpreendendo, o IPT estava muito alto, 70,87, antocianos de 1302 mg/L, intensidade de cor de 37,95 e o brix já estava bem mais alto que as outras duas variedades: 22,85.

Eu  já tive a oportunidade de degustar excelentes vinhos biodinâmicos na Europa e no noroeste da Argentina (Colomé) estou ancioso e muito orgulhoso de poder provar brevemente essa jóia enológica, de elaboração brasileira! Muio bom, Jefferson!

Nenhum comentário: