sábado, 3 de março de 2012

WEIN AUS DREIZEHNLINDEN

Dreizehnlinden, ou melhor, Treze Tilhas, é uma encantadora cidade no noroeste do estado de Santa Catarina, fundada em 1933 quando o ministo da agricultura da Áustria, Andreas Thalec, tixou na região o primeiro grupo de imigrantes austríacos.

Vários outros grupos, também do Tirol austríaco, juntaram-se ao primeiro e consolidaram uma próspera comunidade que ficou conhecida como o Tirol Brasileiro devido aos valores culturais e artísticos trazidos e cultivados em Treze Tilhas. Ali foi implantada e desenvolvida a arte da escultura em madeira e outros artesanatos importantes, definindo um polo artístico reconhecido no Brasil e no Exterior.

Além de muitos pontos de visitação, a cidade conta com infra-estrutura hoteleira e cultural, onde se pode encontrar conforto, apresentações folclóricas e culturais. A gastronomia típica também é um aspecto muito destacável. Bem, com  uma estrutura dessas só faltava ter vinho.

E esta éa melhor notícia:  vinho que aquece o turista nos dias de frio e que o refresca no calor, já está sendo elaborado na cidade

No ano de 2007, o empresário Walter Kranz, de larga vivência internacional, montou a Vinícola Kranz que está vinificando castas viniferas finas, produzidas em vinhedoa das altitudes catarinenses, qualificados pela Acavitis, com nível distintivo de qualidade.
Os vinhos elaborados são do estilo varietal e dos cortes, empregando principalmente as castas viníferas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec,Pinot Noir e Chardonnay. As produções anuais somam: vinho branco - 3.000 l, vinho Rose - 5.000 l, vinho tinto - 37.000 l, vinho espumante - 10.000 l.

Dos atuais 55.000 l de vinhos produzidos anualmente, passarão nos próximos cinco anos para aproximadamente 130.000 l, entre vinhos e espumantes.

Os vinhos mais estruturados passam por barricas de carvalho adequadamente preparadas, quer americanas (menor quatidade), quer francesas.
Utilização de equipamentos de última gweração trazidos da Europa e aperfeiçoados pela própria vinícola objetivando melhoria da eficiência, segurança do processo e qualidade do produto, traça um ponto diferencial..

Em outro aspecto, trata-se de uma das únicas vinícolas do Brasil com linha completa de seleção de cachos e grãos, permitindo a elaboração de vinhos com a extrema qualificação dos bagos de uva. Nesta linha de seleção, além da alta tecnologia trabalham 12 operários. Para se ter uma idéia do alto padrão do critério de seleção com todo esse pessoal a Vinícola Kranz processa no máximo 500 Kg de uva por hora.

Outra inovação da Vinícola Kranz é o transporte e a conservação das uvas, que durante todo esse processo ficam em baixas temperaturas.

Na Vinícola Kranz toda movimentação da matéria prima, desde o mosto até o vinho pronto, é executada com bombas peristálticas de tecnologia a mais atualizada do momento (transporte suave) com controle eletrônico, evitando oxigenação do produto.

Todo o processo de fermentação é programado e controlado eletronicamente. O controle físico e químico dos vinhos em todas as suas etapas é executado no laboratório eletrônico. Todo o processo de produção, desde o parreiral até o engarrafamento poderá ser rastreado.




A equipe técnica da Vinícola Kranz é composta por um enólogo de alto padrão, assessorado por um engenheiro de alimentos, e ainda tem consultoria externa de renome no mundo dos vinhos.

A vinícola Kranz se propôs a produzir somente produtos elaborados com grande responsabilidade, seguindo todas as normas de produtos alimentícios, considerando o vinho um alimento e não somente um produto fermentado.

As instalações do tratamento de efluentes da vinícola foram concebidas respeitando o meio ambiente com um projeto elaborado por especialistas da área e é considerado projeto modelo.





Nenhum comentário: