quinta-feira, 3 de maio de 2012

BODEGAS VEGA SICILIA - ÍCONE DE RIBEIRA DEL DUERO

Apesar da tradição várias vezes milenar das vinhas e dos vinhos na Espanha, a famosa região de Ribera del Duero começou a ganhar expressão faz menos de 150 anos!

Características próprias da região põem a prova as habilidades dos vitivinicultores. A maioria dos vinhedos está localizada ma faixa de altitudes de 750 a 800 metros acima do nível do mar que, naquelas coordenadas, resultam em quase dois terços dos dias do ano com clima frio sijeito a geadas fortes.

Nos 125 dias restantes, a temperatura é alta durante do dia (até 40° C) e mais baixa durante a noite (até 15° C), alternando diariamente energia solar forte e frescor de descanso. Os produtores, seguros de que não haverá geadas fortes, se desdobram em tratos culturais que garantem plena maturação e qualidade das uvas. 

A paisagem mostra as margens do Duero e as planuras (vegas) que se seguem desenhadas em múltiplos vinhedos que garantem a elaboração de grandes caldos espanhóis.

A primeira vez que a região conheceu vitivinicultura de expressão comercial foi em 1864 através de don Eloy Lecanda Chaves, pequeno proprietário das proximidades de Valbuena. Este pioneiro trouxe mudas e práticas próprias da região francesa de Bordeaux.  

Tentou no Pago dela Vega Santa Cecilia y Carrascal repetir os grandes caldos bordaleses do Médoc e. desde as primeiras colheitas percebeu que os vinhos exibiam grande qualidade. Descobriu que esses vinhos tornavam-se muito melhores com a adição da casta espanhola típica, a Tempranillo, ali também conhecida como Tinto del Pais ou Tinta de Toro.

Era o nascedouro das Bodegas Vega Sicilia que atualmente nos brindam com três vinhos tintos de estilos diferentes: Valbuena 3° (três anos de crianza), Valbuena 5° (cinco anos de crianza) e o ícone dos ícones, o Vega Sicilia Unico. 


O vinho Vega Sicilia Único é produzido somente nas melhores safras e é liberado para a comercialização após dez anos em uma combinação de crianza em madeira, desde pequenas barricas novas aos grandes  tanques velhos, e finalização na própria garrafa.

A Vega Sicilia foi incentivo para outros vitivinicultores se lançarem na produção de vinhos de alta gama como Peñalba López, em 1903, Protos, em 1927, e outros mais recentes.

 

Nenhum comentário: