segunda-feira, 7 de maio de 2012

D O LA MANCHA - UMA ÓTIMA NOVIDADE NO BRASIL

Olhando-se o mapa vitivinícola de um dos maiores produtores mundiais, a Espanha, destaca-se na sua parte central uma grande região que é a maior Denominación de Origen do país: D.O. La Mancha.

É interessante saber que, em 1966, na época da oficialização da átrea original, foram feitas várias tentativas de subdividí-la sem sucesso, até porque reunia várias zonas similares na produção de vinho a granel: La Mancha, Almansa e Mentrida.

Em 1970, devido sà dificuldades reais de administrar tão grande extensão produtora, esta foi subdividida em três DO e, mesmo assim a DO La Mancha continou sendo a maior. No próximo dia 15 de maio, das 14 às 20 horas, no HOtel Emiliano, em São paulo, acontece a primeira amostra de vinhos da região no Brasil.

 

Sobre a D.O.

A Denominação de Origem (D.O.) La Mancha, maior vinhedo de toda a Europa, com terreno em expansão, com 165.500 hectares de vinhas, oferece vinhos brancos e tintos de qualidade a um excelente custo benefício.

Os vinhedos são cultivados em um clima variável com inverno de geadas e frio, e um verão com temperaturas que chegam a até 40º, com sol que banha a plantação de 12 a 14horas por dia. Devido à chuva escassa, as vinhas são espaçadas em aproximadamente 8 metros uma da outra, permitindo assim, que cada planta possua sua própria quantidade d´água.

Vale ressaltar que devido a todo esse clima, as pragas não conseguem sobreviver a esse entorno permitindo as uvas crescerem naturalmente livres de doenças.

Entre as uvas que florescem na região estão a Airen (branca) e a popular uva tinta espanhola tempranillo(conhecida localmente como cencibel). No entanto, muitas outras uvas tem encontrado um lar adequado na ensolarada região da D.O La Mancha incluindo Viura, Chardonnay e Sauvignon Blanc para os brancos e Grenache, Merlot e Cabernet Sauvignon para os tintos.

Novas técnicas na vinificação

Preocupados em sempre evoluir com a qualidade de seus vinhos, a D.O La Mancha durante mais de 20 anos utiliza novas técnicas de vinificação e modernização de equipamentos. Com a evolução do produto, começa a desenvolver inovações junto com variedades internacionais, misturando-as com as uvas tradicionais da região. Agora, seu maior desafio é oferecer esses vinhos ao mundo.

Bodegas que participarão do evento

Bodegas La Remediadora

http://www.laremediadora.com/index2.html

Bodegas Vega Demara

http://www.vegamara.es/beta/?p=62

Santa Catalina

http://www.santacatalina.es/

Vinos Coloman Sat

http://www.satcoloman.com/

Allozo – Centro Españolas

www.allozo.com

Vinicola de Tomelloso

www.vinicolatomelloso.com

El Progresso S. Coop.

www.bodegaselprogreso.com

Parra Family Organic Wine

www.parrafamilyorganic.com

Dominio de Punctum Organic & Byodynamic Wines

www.dominiodepunctum.com

Casa Gualda

www.casagualda.com

San Antonio Abad.

www.sanantonioabad.es

Bodegas Verduguez

www.bodegasverduguez.com

Vinos y Bodegas Muñoz

www.bodegasmunoz.com

Bodegas Bogarve

http://www.bogarve1915.com/

Descubra D.O La Mancha 2012

15/05/12 (Terça-feira) das 14h às 20h (aberto ao público) / 16h às 18h (restrito as importadoras)

Local: Hotel Emiliano

Rua Oscar Freire, 384, Jardim Paulista, SP / (11)3069 4369.

*Para participação no evento é necessário cadastro pelo email:

dolamancha@sibaris.com.br informações:www.lamanchawines.com/inicio/eng

 

Nenhum comentário: