quinta-feira, 31 de maio de 2012

D.O. LA MANCHA SURPREENDE O APRECIADOR BRASILEIRO (1)

No dia 15 de maio p.p. no Hotel Emiliano, São Paulo, tivemos pela primeira vez no Brasil, produtores de vinho da região de La Mancha, uma grande área localizada na parte central da Espanha, apresentando seus vinhos brancos, tintos e roses.

Estavam presentes 14 bodegas, muitas apresentaram vinhos inéditos no país. O evento contou também com a presença do presidente da D.O. La Mancha, Sr. Gregorio Martín Zarco, experiente empresário do ramo, que neste mês de abril completa nove anos no comando do maior vinhedo da Europa.
A Denominação de Origem La Mancha, abarca o maior conjunto de vinhedos de toda a Europa, 165.500 hectares de vinhas, e oferece vinhos de qualidade a um excelente custo benefício.


Os vinhedos se desenvolvem em um clima rigoroso que varia entre um forte inverno de geadas e muito frio, e um abrasador verão com temperaturas que chegam a até 40º, com sol que aquece as vinhas de 12 a 14horas por dia. Devido à chuva escassa, as vinhas são plantadas com grande espaçamento, cerca de 8 metros, permitindo que cada planta possua sua própria reservação de água no solo.
Vale ressaltar que devido aos rigores do clima, as pragas não conseguem sobreviver na região, condição que permite às uvas crescerem naturalmente livres de doenças e sem grandes aplicações de defensivos químicos.
Entre as uvas que fse destacam na região estão a Airen (branca) e a popular uva tinta espanhola Tmpranillo (conhecida localmente como Cencibel). Ao lado destas, muitas outras castas tem encontrado um terroir adequado na região da D.O La Mancha incluindo Viura, Chardonnay e Sauvignon Blanc para os brancos e Grenache, Merlot e Cabernet Sauvignon para os tintos.


Preocupados em sempre evoluir com a qualidade de seus vinhos, os participantes da D.O La Mancha durante mais de 20 anos utilizam novas técnicas de vinificação e equipamentos de última geração.
Como  evolução do produto para atender o gosto internacional, têm sido desenvolvidas distintas inovações com assemblages de variedades clássicas, mescladas com as uvas tradicionais da região. Agora, seu maior desafio é oferecer esses vinhos ao mundo.
Bodegas do evento
Bodegas Vega Demara -  http://www.vegamara.es/beta/?p=62
Vinos Coloman Sat - http://www.satcoloman.com/
Allozo – Centro Españolas - www.allozo.com
Vinicola de Tomelloso - www.vinicolatomelloso.com
El Progresso S. Coop. - www.bodegaselprogreso.com
Parra Family Organic Wine - www.parrafamilyorganic.com
Dominio de Punctum Organic & Byodynamic Wines - www.dominiodepunctum.com
Casa Gualda - www.casagualda.com
San Antonio Abad - www.sanantonioabad.es
Bodegas Verduguez -  www.bodegasverduguez.com
Vinos y Bodegas Muñoz -  www.bodegasmunoz.com
Bodegas Bogarve  -  http://www.bogarve1915.com


Nenhum comentário: