segunda-feira, 21 de maio de 2012

ESTADOS UNIDOS - VINHOS BRASILEIROS NO MAIOR DISTRIBUIDOR

A conhecida distribuidora norte-americana Southern Wine and Spirits, a maior empresa do gênero da América, é a grande parceira dos vinhos brasileiros naquele país, devendo começar pela Flórida e Nova Iorque, para depois ampliar a distribuição por mercado norte-americano.

A Southern acaba de selecionar seis vinícolas gaúchas para trabalhar a partir do segundo semestre deste ano no maior mercado consumidor de vinhos do mundo, desde o ano passado após superar o Reio Unido. A Southern está presente em 35 estados norte-americanos e comercializa cerca de 90 milhões de caixas de 5 mil marcas de vinhos por ano para aproximadamente 200 mil clientes.

A venda dos rótulos brasileiros começará pela Costa Leste dos EUA, especialmente pela Flórida (sede da empresa) e por Nova Iorque. O primeiro embarque, que deve ocorrer no início do segundo semestre, terá pelo menos 30 vinhos (90%) e espumantes das seis vinícolas pré-selecionadas. A Southern escolheu os melhores vinhos das vinícolas. Também foram eleitos vinhos com a uva moscato, que, no momento, são sensação entre os consumidores norte-americanos.

“Estamos muito animados”, afirma Andreia Gentilini Milan, gerente do projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). “Os vinhos brasileiros estão de parabéns, porque chamaram a atenção do maior distribuidor de vinhos dos Estados Unidos”, destaca Andreia.

A distribuição é a chave do sucesso nos Estados Unidos, um país continental maior do que o Brasil. “Só pelo fato da Southern ter escolhido trabalhar com os vinhos brasileiros, seremos vistos com outros olhos pelos críticos, pelos compradores e até mesmo pelos consumidores”, comenta Andreia. A Southern só trabalha com grandes marcas e vinhos do mundo todo. “Pela primeira vez, poderemos ter uma distribuição nacional nos Estados Unidos. Esta pode ser considerada uma das maiores conquistas da história do Wines of Brasil”, comemora.

Andreia estima que as exportações para os Estados Unidos devem pelo menos dobrar em 2013, quando o trabalho de distribuição dos vinhos brasileiros realmente estará consolidado pela Southern. No ano passado, as empresas integrantes do Wines of Brasil faturaram US$ 327,5 mil com venda de vinhos para os EUA, que ficou no 4º lugar no ranking de países compradores de rótulos verde-amarelos. “Com a Southern, a tendência é que os Estados Unidos se tornem o principal destino dos vinhos brasileiros a partir do próximo ano”, projeta.

Pelo menos quatro vinhos de cada empresa serão exportados para os Estados Unidos por meio da Southern. A definição das quantidades exatas de cada rótulo das seis vinícolas verde-amarelas será feita após a aprovação legal dos rótulos para o mercado norte-americano, que está em pleno andamento. Por isso o nome das empresas não pode ser revelado ainda.

Histórico

A aproximação da Southern com os vinhos brasileiros começou na Vinexpo do ano passado, realizada em Bordeaux, na França. Foi nesta feira que Andreia recebeu no estande do Wines of Brasil a visita de Mel Dick, presidente da Wine Division da Southern. Ele estava acompanhado do vice-presidente executivo, Steve Slater. Na época, os dois disseram que “estava ocorrendo um ‘burburinho’ sobre os vinhos brasileiros nos Estados Unidos”. “Estamos convencidos de que os vinhos do Brasil terão seu espaço no mercado americano nos próximos anos”, falou Dick, na Vinexpo.

Ele acertou com a Andreia o envio de amostras dos rótulos das empresas integrantes do Wines of Brasil para uma seleção da Wine Division. No início deste ano, Steve Slater veio até a Serra Gaúcha para conhecer algumas vinícolas e degustar os produtos verde-amarelos. “Apostamos muito nos vinhos brasileiros. Há cerca de 15 anos, fizemos a mesma aposta nos vinhos argentinos e chilenos, que eram praticamente desconhecidos nos Estados Unidos”, comentou Slater, na época.

No começo de abril, em Las Vegas, durante a convenção e exposição de vinhos para distribuidores nos Estados Unidos organizada pela Wine & Spirits Wholesalers of America, a representante do Wines of Brasil, Bárbara Ruppel, almoçou com Steve Slater e Mel Dick. “Eles se mostraram muito bem impressionados e entusiasmados com os vinhos brasileiros”, contou Bárbara.

Nenhum comentário: