domingo, 10 de junho de 2012

CONHECER BEM PARA PODER ESCOLHER MELHOR

Há quem assegure que o melhor vinho é aquele que você gosta. E a comprovação vem de que, numa degustação às cegas, normalmente os mais caros, os mais pontuados, não conseguem os primeiros lugares. Muitos vinhos com alta classificação por profissionais internacionais da pontuação podem não agradar ao nosso paladar. A degustação é algo pessoal e intransferível! Não vou tomar um vinho porque tem tantos pontos RP ou WS... Todo vinho tem uma história e uma agradabilidade específica para nós. 

O vinho é uma bebida alcoólica resultante da fermentação do açúcar contido na polpa da baga da uva. Quanto mais açúcar a uva tem, mais alta é a graduação alco[olica possível no vinho. A transformação dos açúcares em álcoóis é provocada pela ação dos fermentos naturais existentes na pele das bagas ou por fermentos domesticados e cultivados em laboratório.



A qualidade do vinho depende primordialmente das habilidades do viticultor para gerar uvas da alta qualidade, com as quais o vinicultor poderá elaborar grandes caldos. 

O vinho branco pode ser feito de uvas brancas ou de uvas tintas (blanc de noir) e, classicamente, é produzido iniciando-se por um delicado esmagamento para desgranar os cachos, ou seja, para separar as bagas do engaço (estrutura lenhosa). Pode se deixar as uvas semi-esmagadas e a casca para uma extração a frio. A seguir, as bagas passam por uma prensa cilíndrica onde se retira o suco e o mosto é enviado para tanques de fermentação. A permanência das cascas é restringida ao tempo necessário para tirar o proveito que se quer delas. 

O vinho tinto só pode ser feito com uvas tintas que são alimentadas no processo de esmagamento e, em seguida, o mosto contendo toda casca é colocado em um tanque de fermentação. Durante duas ou mais semanas, ocorre a fermentação de todo açúcar do mosto e a extração de taninos e antocianinas das cascas. Terminada a fermentação/extração, o vinho é trasfegado sucessivamente para limpeza de seu corpo e, finalmente, engarrafado ou embarricado.

O vinho rosado é sempre feito de uvas tintas e o processo pode ser o do vinho tinto com limitação do tempo de extração para se obter uma determinada intensidade de rosé. Pode-se seguir o processo do vinho branco com a calibração da extração para se obter vionhos rosados bem mais delicados. 

Cada forma de conduzir a elaboração dos vinhos desenha predicados e características distintas cujostraços dvemeos estudar para entender como vão nos impressionar durante a degustação. Porisso essa prática é pessoal e o resultado não se discute.

Cada pessoa com suas preferências, todos apreciando os vinhos de uma maneira geral. 


Nenhum comentário: