quinta-feira, 28 de junho de 2012

RENACER - VINHO TOP ARGENTINO FEITO POR CHILENO

Renacer é uma bodega no estilo boutique winery, voltada à elaboração de vinhos em quantidades limitadas que interpretem verdadeiramente um determinado terroir. Através de um de seus proprietários e diretor de  vendas/ marketing, Patricio Reich, e com o apoio da importadora Vinhos do Mundo, foi realizada um jantar harmonizado com apresentação e degustação dos seus vinhos no dia 27 de junho de 2012, no Varanda Gril (Jardim Paulista - São Paulo).


Angélica (Mundo do Vinho) e o especialista chileno Patrício Reich (Renacer)
Essa bodega está localizada em Mendoza, numa parte privilegiada desta região, Perdriel, terroir que se beneficia da composição do solo, da altitude aos pés dos Andes, clima muito favorável à viticultura e água pura de degêlo. Essas condiçõea são únicas e muito apropriadas ao cultivo da casta Malbec. Essa vinícola também tem propriedade no norte do Chile, mais preciamente no santuário dos melhores vinhos brancos chilenos que é o Vale de Casablanca, de onde colhem uvas especiais de Sauvignon Blanc.

Harmonizando com os vários pratos do jantar, foram degustados os seguintes vinhos:

Punto Final Sauvignon Blanc 2011 - uvas dos clones 107 e 242, trazidas do Chile, colheita e seleção manuais dos cachos, fermentação com leveduras nativas durante 15 dias em tanques de aço inoidável com temperaturas controladas. Corpo brilhante em seu amarelo dourado, nariz e boca com apelos cítricos, pêssegos e toques vegetais de grama recem cortada.



Punto Final Clássico Malbec 2008, uvas do vale do Uco (1.100 msnm), Lujan de Cuyo (980 msnm) e Medrano (750 msnm), de vinhedos com mais  de 50 anos de idade,  colheita de 8 toneladas por hectare e seleção manual dos cachos. Maceração pelicular de 5 dias a 8°C, fermentação com leveduras nativas em tanques de aço inoxidável sob temperaturas controladas entre 27 e 29°C, fermentação malolática em inoxidável. Amadurecimento com leve toque de carvalho francês, frutado, leves pontas de tabaco associadas aos taninos arredondados.



Renacer Malbec 2008, mescla de uvas do vale do Uco e de Lujan de Cuyo, vinhedos de mais de 50 anos de idade, colheita limitada a 4 toneladas por hectare, executada manualmente com dupla seleção (cachos e bagas). Maceração pelicular por 11 dias a 8°C, fermentação alcoólica por leveduras nativas durante 17 dias  em barricas novas de carvalho francês. Fermentação malolática também em barricas francesas novas, amadurecimento por 24 meses em carvalho francês de primeiro uso e descanso por 6 meses em garrafas na bodega. Encorpado, bom preenchimento de boca, untuoso em seu,ataque aveludado. Frutas vermelhas maduras com tons de tabaco e nuances chocolatdoa.

Enamore Alegrini Renacer, composição varietal Malbec (60%), Cabernet Franc 23%), Cabernet Sauvignon (10%) Syrah (4%) e Bonarda (3%), uvas daquelas mesmas origens, colheita limitada a 5 toneladas por hectare, desidratação natural das bagas nas  videiras, maceração 10 dias a 8°C, fermentação alcoólica com leveduras nativas por 90 dias em tanques de inoxidável, temperaturas 27-29°C, fermentação malolactica em barricas novas francesas, envelhecimento em carvalho novo por 12 meses. Um intenso e vigoroso vinho do estilo do  italiano Amarone, elaborado de uvas não italianas. 

Maiores informações: Vinhos do Mundo - (11) 7613 7518 - angelica.marchi@vinhosdomundo.com.br


Nenhum comentário: