quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A UVA NA QUALIDADE-PREÇO DOS VINHOS

Vinho é a bebida alcoólica elaborada a partir da fermentação do suco integral (mosto) de uvas sadias e maduras. A fermentação trabalha especialment sobre o conteúdo de açúcar, transformando-o em álcool, ou seja, na graduação alcoólica do vinho.As uvas sadias são aquelas que não sofreram ataque de doenças e de insetos que poderiam alterar sua composição e o gosto de qualquer bebida resultante. A madurez da uva se mede pela concentração deaçúcares na sua polpa.

Dito isso dá para se entender tranquilamente que a qualidade da uva é primordial para a qualidade do vinho. Uva pobre não resulta em vinhos minimamente aceitáveis. Uva boa, rica em conteúdo,  pode gerar vinhos de alta qualidade.

Com esses conceitos básicos em mente, podemos avançar mais na consolidação da qualidade de um vinho.

Considerando dois vinhedos de áreas iguais, vizinhos entre si, produzindo a masma variedade de uva. Esta pode apresentar distintas qualidades de acordo com os decisões do vinhateiro. Começano pelo plantio, posso adensar o plantio e dispor de mais videiras na mesma área. Nos dois vinhedos se pode limitar a produção por videira, digamos 2 kg/pé, a fim de garantir melhor qualidade da uva. Como o vinhedo adensado vai produzir mais, o preço de uva de mesma qualidade vai ser menor.  

Tratos culturais diferentes como altura da cortina vegetal e desfolhaque podem gerar resultados distintos para as cndições da uva.

Quando se estabelece o momento da colheita, em igualdade de possibilidades, a antecipação da colheita vai restringir a maturação total e influenciar negativamente na qualidade. Nesse caso, vinho de menor qualidade e de menor valor.

Na hora da colheita podem ser adotados métodos distintos, partindo da igualdade de critério para decidir a hora da vindima. Método de colheita mecanizada, manual normal ou manual com seleção de cachos. A qualidade da uva vai variar de método a método, assim como a posiibilidade de obtenção de vinhos superiores.

 

Nenhum comentário: