quarta-feira, 29 de agosto de 2012

IBRAVIN - MARCAÇÃO CERRADA NAS INICIATIVAS FEDERAIS

 O IBRAVIN que opera um contínuo trabalho para viabilização do setor vitivinícola brasileiro vem exercendo pressão e fazendo acompanhamento próximo das providências oficiais para regularização do escoamento da produção de uvas. Esta deve ter direcionamento balanceado, uma parte de seu volume para a elaboração de vinho em quantidades realmente comercializáveis, e o restante para abastecer a indústria de essências e sucos.

Atualmente uma força tarefa formada por elementos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura e da Fazenda objetiva consolidar três medidas que vem sendo reclamadas pelo setor vitivinícola brasileiro. 

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, está trabalhando para beneficiar  especialmente as empresas produtoras de suco de uva, parceiras no consumo das uvas produzidas.. Juntamente  com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com o Ministério da Fazenda, a intenção é aumentar de 30% para 50% a exigência de fruta para os sucos tipo néctar. “A medida beneficiaria os produtores de uva e laranja, que não dependem de importação”, afirma o delegado do MDA/RS, Nilton de Bem.

Duas outras propostas estão em fase final de estudo técnico. Pepe Vargas e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, querem a concessão de um crédito presumido para as empresas exportadoras de suco. Outa medida que deve ser anunciada nos próximos dias é a retomada da redução de 50% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aos fabricantes de refrigerante, refresco e extrato concentrado para elaboração de refrigerante que contenham suco de frutas ou extrato de sementes de guaraná em sua composição. Este benefício caiu há alguns meses e está prejudicando a indústria de suco de uva, que sofre com altos estoques armazenados.

“As medidas vem ao encontro dos anseios do setor vitivinícola”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Alceu Dalle Molle. Segundo ele, o setor está em busca de equilíbrio e a produção de suco é fundamental. Seguindo uma tendência dos últimos três anos, aumentou o volume de uvas comuns destinadas à elaboração de suco de uva. Na safra de 2012, 56% da uva comum colhida foi encaminhada para produção de suco. No ano passado foi 51%. Em 2004, apenas 24% da uva comum virou suco.

Esta é uma nova realidade do setor, que tem encontrado no suco de uva uma alternativa viável para o maior equilíbrio econômico e uma saída para enfrentar os altos estoques de vinhos de mesa”, diz Dalle Molle. “Mas para isso continuar ocorrendo, o suco de uva tem que contar com o apoio e incentivo do governo”, cobra.


Nenhum comentário: