terça-feira, 21 de agosto de 2012

TERMOS ESSENCIAIS SOBRE VINHO EM SEIS IDIOMAS


Indiscutivelmente o interesse do consumidor brasileiro pelo vinho vem aumentando expressivamente e, em paralelo, surge a necessidade de se buscar mais conhecimentos através da leitura da vasta bibliografia internacional.

Ai a porca torce o rabo! Em cada idioma existem termos específicos do "vinhês" (linguagem do vinho) e estes nem sempre estão disponíveis nos dicionários comuns, mesmo porque são termos próprios da enologia, da enogastronomia e de degustação em si, cujo conhecimento vem se tornando essencial..

Cada vez mais as pessoas querem desfrutar intensamente dos prazeres do vinho trazendo à tona a necessidade de se adquirir os conhecimentos apropriados do que é terroir, das variedades importantes para os principais vinhos, detalhes de cultivo e de colheita, diferentes processos de vinificação, tratamentos, amadurecimento, guarda e serviço.

Por outro lado, a enogastronomia vem impondo que se multipliquem os profissionais de serviço, garçons, maitres, sommeliers, gerentes de adega e de restaurantes, criando um mundo distinto com um rico vocabulário próprio.

Ao socorro de toda essa gente vem Roberta Malta Saldanha, que escreveu o Minidicionário de Enologia em Seis Idiomas, produzido do pela Editora Senac do Rio de Janeiro. O livro não materializa apenas um glossário de verbetes técnicos porque, além de descrever o significado dos termos, traz as entradas relacionadas em ordem alfabética, com definições em português seguindo-se de suas versões para inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Quando pertinentes, são mostradas as variações de sentido entre o inglês americano, britânico e canadense.

Os verbetes abrangem assuntos ligados às técnicas de degustação, processos de vinificação e mesmo detalhes importantes de viticultura, usando de linguagem acessível a todos os níveis de conhecimento específico.

Como parte do estilo da autora, Roberta revela, com boas doses de humor, dicas e curiosidades desta bebida cuja origem remonta a aproximadamente 6.000 a.C. e procurou dirigir o texto a chefs, restauranteurs, sommeliers, estudantes, profissionais e amantes do vinho.

O livro tem 184 páginas, formato 11 x 15,5 cm, preço R$ 35,00.

Maiores informações: marcela.prior@rj.senac.br  /  danielle.borges@rj.senac.br   fone (21) 3138 1240 / 9781 8114

Nenhum comentário: