sábado, 25 de agosto de 2012

VIÑA VENTISQUERO - A LINHA DE VINHOS "VERDES" YALI

As práticas ou tratos culturais  aplicados nos vinhedos e os procedimentos enológicos executados nas cantinas podem levar um produtor a se proteger do meio ambiente, porém atacando-o.

A capina manual ou mecânica pode ceder lugar aos herbicidas, a adubação balanceada com muitos elementos orgânicos e minerais, pode descambar para a fertilização química foliar, pulverizações com agrotóxicos podem completar o inferno astral dos vinhedos. A uva sensivelmente contaminada, por exemplo, com metais pesados, vai para a cantina e é transformada em vinho, sem antes sofrer algumas intervenções humanas com aditivos, modificadores e conservantes mais fortes. Esses são procedimentos que ficam invisíveis na copo de vinho, mas são prejudiciais à qualidade do vinho e à saúde do consumidor. 

Obviamente, a maioria das vinícolas de renome não adotam essas práticas e vem caminhando para elaborar vinhos "verdes", ou seja, que respeitam a natureza e o meio ambiente. Na italiana Frateli Bolla acompanhei o exaustivo trabalho dos laboratórios na época de recebimento de uvas de fornecedores ou dos próprios vinhedos, para não permitir a entrada de matéria-prima portando, entre outros elementos nocivos, os metais pesados e os metalóides.

No Brasil e no restante do mundo vinícola essa escola está avançando e fazendo uma grande família de seguidores. É o caso da chilena Viña Ventisquero com a sua linha de vinhos Yali que, além de seguir preceitos de conservação ambiental,  tem compromisso firmado de destinar parte dos resultados de sua comercialização em mais de 30 países para projetos de preservação do meio ambiente. Na comercialização da linha Yali são consideradas a compensação das emissões de gás carbônico do transporte, a adoção de garrafas ecológicas (mais leves), operações de reciclagem e assim por diante. A linha Yali contempla as variedades clássicas e apresenta-se em categorias distintas de estilo.

Estes vinhos estão sendo representados em nosso país pela Domno do Brasil.

 

Nenhum comentário: