domingo, 30 de setembro de 2012

BEBA COM MODERAÇÃO


No nosso dia-a-dia estamos sempre sendo “aconselhados” para que não caiamos em erros perigosos ... Antes de entrar no elevador verifique se o mesmo se encontra no andar! ou “ameaçados” para que nem tentemos coisas... Sorria! Você está sendo filmado (traduzindo: Te cuida ô Mané, estamos de olho em você!) .

O grande problema “deles”, ou seja, aqueles que, acima de qualquer suspeita, nos comandam e nos controlam, quer por ameaças, quer diretamente por uma carga tributária leonina, olham de cima de seus pedestais carcomidos pela corrupção, e nos misturam como um todo que é nivelado por baixo.

Em uma primeira aula de marketing nos Estados Unidos em finais de 1969 (Puxa, o Mané é velhinho mesmo!), recebi um conceito que jamais vai caducar, desde que vivamos em regimes democráticos: não se deve misturar as pessoas sob um rótulo específico para realizar um trabalho coletivo.

As bebidas alcoólicas estão na berlinda. Por ignorância todas elas estão misturadas como se formassem um coletivo homogêneo com mesmas características, ações e resultados. Assim, cerveja, vinho, cachaça, wisky, vodka, aquavit, gin... são todas iguais perante a lei! Lei escrita, talvez, por falsos puritanos.

Em países de cultura mais avançada o vinho é considerado alimento. Noutros o vinho tem sido usado como arma contra o alcoolismo! Como se vê, elas não são iguais na realidade e as leis deveriam retratar esta realidade.

Logicamente que naquelas priscas eras não existia trânsito mas a história ainda vale. A humanidade conheceu modificações contundentes a partir das visitas das frotas gregas pelo Mediterrâneo e pela espada das legiões romanas pela Europa afora, mas nada, nada foi tão decisivo quanto o cristianismo.

O cristianismo, na medida em que foi se alastrando pelo mundo, teve que levar para junto dos monastérios, mosteiros e igrejas o plantio da videira a fim de garantir o vinho necessário à realização das missas.

 Um simbolismo muito antigo entre povos de crenças várias era enxergar no vinho o sangue da divindade que se cultuava.

Jesus Cristo, revolucionário e manipulador de multidões, não deixou este detalhe passar e realizou um primeiro milagre ao transformar água em vinho em bodas que aconteciam em Canaã, na Galiléia.

As jarras estavam ali perfiladas para serem usadas nos ritos de purificação dos judeus e Jesus ordenou que fossem preenchidas com água e trazidas ao responsável pelo serviço das mesas. Depois disso, as jarras foram verificadas pelo "sommelier"  que provou a água transformada em vinho, embasbacado aprovou e liberou para que fosse servido.

Assim, o sangue da uva ou vinho, assumiu um papel essencial na divulgação do cristianismo. Não tenho notícias se Cristo pedia para sua tropa; "Bebam com moderação!". Essa é coisa da atualidade, uma distorção para a época de consumo récorde de crack e de cocaína!. 

  

Nenhum comentário: