segunda-feira, 24 de setembro de 2012

WINES OF BRASIL - ROTEIRO DE DEGUSTAÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS

Os vinhos brasileiros realizaram uma programação de nove dias apresentando-se em cinco grandes cidades norte-americanas: Miami (11/09), Washington (12/09), Nova Iorque (13/09), São Francisco (18/09) e Chicago (19/09).
 
Em cada uma das cidades foram realizadas degustações temáticas conduzidas pelo Master Sommelier Evan Goldstein, discorrendo sobre a história e as novidades dos rótulos brasileiros. A promoção fez parte do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil. Os eventos puderam ser acompanhados pelas redes sociais nas quais se fez a cobertura online da viagem e ações especiais voltadas ao mercado norte-americano.

As degustações receberam especialistas e profissionais do setor, multiplicadores da informação e formadores de opinião pública. Os participantes estão atentos à evidência que tem assumido os produtos brasileiros, fenômeno esse que vai crescer ainda mais com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, conforme comenta Maurício Roloff, do Wines of Brasil.
 
Ao todo, 13 produtos foram expostos ao mercado norte-americano nesta viagem: Casa Perini Prosecco, Casa Valduga 130 Brut, Cave Geisse Terroir Brut Rosé 2008, Aurora Carnaval Moscato, Lidio Carraro Dádivas Chardonnay 2012, Pizzato Reserva Egiodola 2007, Lidio Carraro Elos Touriga Nacional/Tannat 2008, Casa Valduga Gran Raízes 2009, Miolo Terroir Merlot 2009, Don Guerino Gran Reserva Ancelotta 2007, Salton Talento 2006, Pizzato Reserva Alicante Bouschet 2005 e Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008. Eles representam bem a diversidade de estilos da vinicultura brasileira, com destaque para os espumantes e os tintos feitos de variedades menos tradicionais (ou exóticas, como Ancelotta, Alicante Bouschet e Egiodola).

Os consumidores finais não ficaram de fora desse roteiro, participando ativamente via redes sociais. A viagem coincidiu com duas ativações que o projeto Wines of Brasil promoveu na internet. A primeira foi feita sob medida para as degustações. Chamada de “2012 North American Tour”, a ação perguntou aos usuários da página do Wines of Brasil no Facebook (facebook.com/brazilianwines) quais pontos turísticos das cidades visitadas deveriam passar por uma “brasilização”. A partir das respostas, foram feitas divertidas montagens fotográficas que colocam os rótulos brasileiros em alguns dos mais conhecidos cartões-postais dos Estados Unidos. 

Além disso, os participantes das degustações foram estimulados a compartilhar suas impressões sobre os vinhos na mesma página da web. Os que aceitaram o desafio foram premiados com camisetas verde-amarelas feitas especialmente para a série de encontros.
 
A segunda iniciativa da Wines of Brasil na web ainda em agosto. Em parceria com o site Snooth.com, maior rede social norte-americana dedicada ao mundo do vinho, foi elaborado um quiz sobre a vitivinicultura nacional. O jogo faz parte da seção Wine Rack, uma das mais acessadas do Snooth.com. Aqueles que respondem as perguntas corretamente são premiados com uma medalha que atesta o conhecimento do usuário. No dia 11 de outubro, 30 usuários que conquistaram suas medalhas terão a chance de participar de uma degustação exclusiva de vinhos brasileiros em Nova York, conduzida por Gregory Dal Piaz, editor-chefe do Snooth.com.

Nenhum comentário: