sábado, 27 de outubro de 2012

CAMPEONATO MUNDIAL DE COQUETELARIA MARIE BRIZARD - FINAL BRASILEIRA DO CERTAME

 
•Da mesma forma que o Concurso Sulamericano dos Sommeliers, os especialistas em coquetéis, os bartenders,  terão uma final na qual estão disputando 12 selecionados, sete de São Paulo, um do Rio de Janeiro, um de Belo Horizonte, um de Curitiba, um de Vitória e um de Limeira(SP).  Dois que vencerão esta fase final, irão concorrer na França ao título de melhor bartender do mundo.

O campeonato mundial de coquetelaria Marie Brizard IBS - International Bartender Seminar - reúne no dia 31 de outubro em São Paulo, no bar It do Hotel Pulmann, os 12 ganhadores da primeira fase da etapa brasileira, realizada pela Casa Flora e Porto a Porto. No mesmo dia, serão anunciados os dois brasileiros que irão à Bordeaux (França) e disputarão, entre os dias 25 e 28 de novembro, o título de melhor bartender do mundo, numa competição com mais de 100 candidatos de vários países.

Na final da etapa brasileira, os candidatos apresentarão seus coquetéis a um júri formado por cinco personalidades do segmento de gastronomia, estilo de vida e comportamento - e mantido em sigilo até a data do evento para isenção do concurso.

O campeonato, em sua trigésima edição do campeonato, também promove o seminário anual IBS - International Bartender Seminar - e esta é a primeira vez que uma etapa brasileira é realizada.

Os 12 finalistas

Na fase seletiva, os candidatos inscreveram duas receitas, uma para cada categoria, easy-to-make e new trend.

A categoria easy-to-make consistiu na elaboração de um coquetel que podia ser elaborado por qualquer pessoa, não obrigatoriamente por bartenders profissionais.

Sua elaboração se baseou em apenas um sabor de licor Marie Brizard, incluindo as linhas Latino, Chocolat Royal e Grand Orange, combinado a ingredientes facilmente encontrados na casa de qualquer apreciador de bebidas. "A proposta desta categoria é realmente a criação de coquetéis fáceis de fazer e, ao mesmo tempo, que sejam saborosos, não havendo nenhuma limitação em termos de formato - long, short ou hot drink - nem no tipo de preparo, podendo ser mexido, batido, montado, inclusive com o uso de liquidificador", argumenta o gerente de produto de Marie Brizard no Brasil, Mauricio Leme.

Já a categoria new trend consistiu na elaboração de um coquetel utilizando os produtos Marie Brizard com o propósito de mostrar a visão do bartender no que considera ser uma tendência no mundo da coquetelaria. Para esta categoria, o critério é mais técnico, com várias especificações para o desenvolvimento do coquetel.

Na final brasileira, os bartenders apresentarão os coquetéis da categoria new trend aos jurados.

Dentre as 12 receitas da categoria easy-to-make campeãs da etapa brasileira, reproduzotrês delas abaixo, para efeito de ilustração do coquetel:

El Misty
Criador: Luís Claudio Simões
Estabelecimento: Avila Steak House - São Paulo (SP)
Por que criou o drink: "desafio de um cliente indiano"
Categoria: batido e short drink

Ingredientes
50 ml de Pisco
20 ml licor Grand Orange Marie Brizard
10 un Phisalys
10 ml xarope de açúcar
Crustar a taça com curry

Preparo
Crustar a taça com curry em primeiro lugar. Após feito isso, adicione o phisalys e o xarope de açúcar e macere. Logo após, adicione os demais ingredientes na coqueteleira e bata por alguns instantes. Transporte para taça Martini. Decore com phisalys.

Lemon Fresh
Criador: Walter Garin
Estabelecimento: Catrin - Rio de Janeiro (RJ)
Por que criou o drink: "com a chegada do verão, procurei misturar ingredientes frescos e refrescantes que tivessem a cara do nosso país, mostrando a riqueza de sabores misturados com três produtos franceses (Marie Brizard, Vodka Grey Goose de Pêra e água gaseificada francesa)".
Categoria: montado e long drink

Ingredientes
20 ml de Marie Brizard Lemon Grass
40 ml de vodka de pera (super premium)
1 colher de açúcar demerara de baunilha
10 folhas de capim limão
30 ml de maracujá fruta
30 ml de água gaseificada

Preparo
Macerar 5 folhas de capim limão com o açúcar demerara de baunilha, servir a vodka de pera, o Licor Marie Brizard e o maracujá. Bater com bastante gelo. Servir com duplo coado sobre gelo moído, colocar a água e misturar levemente, decorar com folhas de capim limão.

Breve histórico de Marie Brizard e sua influência na coquetelaria

A história de sucesso, que culmina com os atuais 230 milhões de garrafas comercializadas em mais de 120 países, é resultado da referência que Marie Brizard conquistou junto ao mercado ao longo de séculos.

Criada em 1755 em Bordeaux, na França, Marie Brizard tem sua origem na produção de vinhos de alta qualidade, porém ganhou grande notoriedade por um licor que produzia, o Marie Brizard Anisette. Degustados pela nobreza da França, vários monarcas tinham apreço pela marca, entre eles Louis XV. Já o reconhecimento maior veio com a presença de Marie Brizard na Exposição Universal de Paris, em 1889.

Desde 1775, Marie Brizard desenvolve licores de frutas e plantas colhidas em plena maturação para assim, extrair os sabores mais delicados. Com destilação tradicional, a criação de receitas exclusivas da marca permite o desenvolvimento de uma linha de licores com mais de 17 sabores, entre eles amora, pera, laranja, baunilha, pêssego, e que se diferenciam no mercado exatamente por conseguir extrair o melhor de sua matéria prima, sempre de maneira artesanal e a partir de bases naturais sem o uso de produtos artificiais.

E para melhor explorar as qualidades de seus produtos a Marie Brizard, desde 1982, desenvolve treinamentos para bartenders do mundo todo e o International Bartender Seminar foi o fórum ideal que a marca encontrou para promover a arte da criação de coquetéis, já que a competição reúne anualmente mais de 100 bartenders.

Durante o seminário, a produção de licores e seu papel na elaboração de coquetéis, os costumes e tradições na coquetelaria, além das particularidades de cada país, entre outros temas, são apresentados aos participantes.

Serviço

Etapa nacional campeonato mundial de coquetelaria Marie Brizard IBS

Promotoras: Marie Brizard, Casa Flora e Porto a Porto

Concurso presencial

Data: 31 de outubro em São Paulo (SP), das 8h às 18h00

Local: It Bar - Hotel Pullman

Endereço: Rua Joinville, 515 - Ibirapuera - São Paulo (SP)


Seminário e Campeonato Mundial de Coquetelaria

Promotora: Marie Brizard

Data: de 25 a 28 de novembro de 2012

Local: Bordeaux - França

Nenhum comentário: