terça-feira, 16 de outubro de 2012

ESPANHA - VARIETAL DA QUASE EXTINTA CAIÑO BLANCO

Vinicola Terras Gauda conseguiu licenciar sua terceira patente obtida pela CISC e cientistas do importante instituto italiano Centro di Ricerca per l'Enologia de Asti como resultado do progresso efetivado em um projeto de pesquisa para incrementar a personalidade e firmar a singularidade dos seus vinhos, tornando-se a unica vinicola da Espanha a ter ereconhecidas tres patentes.

Terras Gauda mais uma vez agiu com pioneirismo para garantir a selecao de um micro-organismo especifico para as uvas  Caiño Blanco o qual foi certificado geneticamente através de teste do DNA para assegurar a produção de vinhos únicos. O departamento técnico da vinícola usar´pa o micro-organismo para conduzir fermentação maloláctica parcial, que permitirá o controle natural desse processo e auxiliar na redução da acidez, conduzindo para a maciez do vinho e a intensificação do sabor sem sacrificar o carater único da variedade ou alterar o resultado final.

O micro-organismo láctico ecotípico foi isolado das uvas Caiño Blanco na Vinícola Terras Gaudia e o teste genético e a seleção foram executados em um centro italiano depois de um ano de pesquisa para assegurar que isso sirva perfeitamente ao seu propósito na fermentação malolática. A caracterização genética da variedae de uva patenteada permitirá que ela sejam cultivadas e utilizadas exclusivamente  pela vinícola para produzir o vinho La Mar (Caño Blanco).
 
O diretor técnico da Terras Gauda, Emilio Rodriguz Canas, trabalhou em equipe com os cientistas Alfonso V. Carrascosa e Adolfo J. Martinez, do Food Sciences Research Institute, o Joint Operations Center and the Autonomous University of Madrid, tanto quanto os pesquisadores do Centro di Recerca per L'Enologia de Asti (Italia), liderados pelo Dr. Emilia Moruno, representante italiano na OIV.

O licenciamento da patente representa um passo sifnificativo na direção de recuperar a variedade Caiño Blanco, que atualmente está praticamente desaparecida, sendo ela a menos produtiva das variedades nativas. A Vinícola O Rosal produz 95% desta uva plantada no DO Rias Baixas: cerca de 25 hectares que se emprega na criação do La Mar, o único vinho no mercado elaborado desta variedade, comercializado em 6.700 garrafas na primeira colheira e 20.000 garrafas na segunda.
 
Desde a sua fundação em 1989, a Terras Gauda trem se destacado na liderança no desenvolvimento de pesquisa em estreita colaboração com o mundo da ciência e o mundo dos negócios, o que tem possibilitado importantes avanços na área de P&D, com aplicação objetiva de conhecimento científico nos projetos de negócios.
 

Nenhum comentário: