sábado, 3 de novembro de 2012

PINOTAGE - AS VINÍFERAS QUE DOBRARAM O CABO DA BOA ESPERANÇA

A África do Sul marcou um enclave europeu no grande continentre africano, fomado por holandeses que se instalaram para montar um "armazém" para prover os navios que por lá passavam. Foi quando se iniciou a plantação de vinhedos para incluir entre os produtos o vinho.
 
Séculos mais tarde, na Universidade de Stellembosch, cidade que é o maior centro vitivinícola sulafricano, o professor Abraham Izak Perold fazia experiências de hibridação de varedades viníferas quando trabalhou com Pinot Noir e a Hermitage (Cinsault na França).
 
Os resultados foram animadores porém do primeiro experimento somente resultaram quatro sementes, contrariando o padrão normal e impondo o desafio de continuar as experiências com essa exígua base de elementos.
 
 O professor não se abateu e, munido de todos os cuidados especiais, continuou o experimento no jardim da sua própria casa na cidade de Welgevallen, plantando as quatro sementes.
 
Ao final de 1927, Perold iniciou trabalho na vinícola gigante sulafricana KWV, em Paarl, para onde teve que se mudar, ficando sua casa abandonada. A universidade enviou jardineiros para uma limpeza dos jardins e um professor auxiliar, Dr. Niehaus, que sabia da história das quatro sementes, fez questão de visitar a casa antes da capina e resgatou todas as videiras resultantes.
 
Essas plantas foram levadas para o viveiro do Eisenburg Agricultural College e, como plantas francas (não enxertadas) foram cuidadas pelo Prof. Theron que passou a enxertar seus galhos em vários tipos de cavalo (galho especial enrraizado que recebe o enxerto) durante 1935 e selecionou as quatro videiras da enxeretia com o melhor resultado.
 
Perold e Theron visitaram o viveiro com as  quatro videiras  enxertadas e mudaram a denominação original de "Perold"s Hermitage x Pinot Noir" para o nome definitivo de Pinotage. O melhor resultado das quatro videiras foi escolhidio para a propagação da nova variedade em um vinhedo formado na escola de Eisenburg. O primeiro vinho foi vinificado em 1941. Logo o primeiro vinhedo comercial foi implantado na região em 1943.
 
No concurso de vinhos da Cidade do Cabo, o Cape Town Show 1959, em seleção feita em degustação às cegas  por profissionais, a amostra Pinotage da vinícola Bellevue, saiu-se campeã do evento, o mesmo acontecendo em 1961, com a amostra da vinícola Kanonkop. Essas amostras não foram consideradas vinhos de expressão, mas indicaram o caminho para o refinamwento da variedade edos seus vinhos. 

 O vinho da Pinotage não repetiu a palidez e o elegante corpo leve da Pinot Noir, assim como não copiou a leveza e a maciez rústica da Cinsault. Desde o princípio seu vinho apresentou aromas próprios de amoras silvestres e um incisivo tanino persistente.  Como defeito grave inicial, aromas químicos lembrando acetona.
 
A videira de Pinotage tem uma performance muito boa no vinhedo, oferecendo safras robustas de uvas de cor bem forte, maturação completa e boa acidez fixa residual, qualidades que incentivaram as maiores atenções dos produtores a partir da década de 1990.
 
Para incrementar a qualidade, eliminar o toque alcoólico agressivo, as vinícolas lançaram-se a um programa de menor produtividade dos vinhedos e de execução da colheita um pouco antes da maturação completa (redução dos açúcares, logo do álcool). Nas adegas a fermentação passou a ser conduzida a uma temperatura mais alta resultando na eliminação pior evaporação dos éstereis voláteis responsáveis pelos aromas químicos de acetona no vinho.
 
Em 1991, passados os tempos obscuros da política racista do país, teve início uma nova onda de produção de vinhos de mais qualidade baseados nas castas Pinotage, Cabernet Sauvignon e Chebnin Blanc. No International Wine and Spirits Competition, em Londres, a amostra de Pinotage da vinícola Kamnonkop recebeu aprecação especial por parete do Robert Mondavi que premiou-a como "the best red wine" do evento.
 
Desde então, o vinho de Pinotage ganhou as taças do mundo, com suas características típicas de agradabilidade. Nos bons exemplares de Pinotage, observa-se a cor púrpura profunda, portando para o olfato um sutil traço de borracha queimada, dominado por um leque de aromas vegetais e de frutas como a ameixa, banana, groselha preta e casca seca de laranja. Não raro, toques aromáticos remetem para o couro de luvas e o chocolate.
 

Nenhum comentário: