quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

VINHEDO DO MUNDO - DAL PIZZOL PREPARA A 3° COLHEITA SIMBÓLICA

Quem visita o Parque Temático Dal Pizzol, na Rota das Cantinas Históricas, em Faria Lemos (Bento Gonçalves/RS), tem o privilégio de conhecer o Vinhedo do Mundo, um projeto lançado ainda em 2005 pela Dal Pizzol Vinhos Finos. Desde 2011, a vinícola realiza a colheita simbólica, celebrando a cultura do vinho e a solidariedade entre as nações representadas pelas 164 variedades de uvas de 22 países que hoje compõem o vinhedo. Em plena contagem regressiva para a 3ª colheita simbólica, programada para o dia 03 de fevereiro, a vinícola também cuida dos últimos detalhes do Vinum Mundi 2012, que chega para brindar a safra.

Único nas Américas, o Vinhedo do Mundo é uma coleção de variedades vitis do planeta. Em sete anos de trabalho, já são 164 variedades de videiras de 22 países, ocupando 0,7 hectare, mas a intenção é ultrapassar 400 variedades. Com a primeira colheita simbólica, realizada em 2011, resultou o Vinum Mundi, elaborado a partir da uva de 20 variedades, e que foi degustado no dia da colheita passada. Agora, será a vez de brindar a safra 2013 com o Vinum Mundi 2012, elaborado a partir de um gran assemblage com as 36 variedades colhidas em 2012.


A rotina da vinícola em torno do projeto tem sido acompanhar a evolução das uvas para definir quais poderão ser colhidas este ano. A proposta promete se tornar um dos ícones do mundo do vinho no Brasil. O objetivo é desenvolver as variedades neste pequeno espaço, acessível a aficionados, estudiosos e interessados, cuja colheita tornou-se a partir de 2012, num evento cultural do Instituto R. Dal Pizzol, entidade sem fins lucrativos que se destina a propagar e enaltecer as tradições e a civilização dos povos.


Não se trata, como consequência, de um vinho comercial, pelo contrário, a intenção é cultural, expressando e simbolizando a solidariedade dos povos e sua cultura. O acompanhamento e avaliação das potencialidades enológicas das uvas é feita através de um programa de vinificação desenvolvido junto com a Embrapa Uva e Vinho. A colheita simbólica integra a programação do Bento em Vindima.


Utilidades do Vinhedo do Mundo

· Referência cultural para a região vitivinícola;

· Fonte de observação e avaliações agronômicas e enológicas;

· Satisfação de curiosidades;

· Objetivo de interesse para aficionados do vinho;

· Aprendizado e esclarecimento para apreciadores;

· Fonte de estudo para escolas, professores e alunos das áreas pertinentes;

· Atrativo turístico;

· Ferramenta de Marketing e relacionamento;

· Prestígio para a empresa e o Município;

· Gerar um vinho para fins beneficentes;

· Desenvolver programas de fraternidade entre os povos dos países representados pelas origens das videiras.

 
Dados técnicos do Vinhedo


Localização:

Altitude: 510 metros, latitude 29º 06.545’ S e longitude 51º 35.583’ WO.

Área: 7.000 m².

Parque Temático Dal Pizzol, Rod. RS 431 Km 5,3

Faria Lemos – Bento Gonçalves.

Variedades: 164 Vitis Vinífera, originárias de 22 países.

Porta-enxertos predominantes: P1103 e SO4.

Sistema de Condução: espaldeira

Início do projeto: 2005

Origem das plantas (Material vegetativo): Embrapa Banco de Germoplasma,

Vitiplant, Almadén, Importações (Rauscedo, Cormóns) e outros.

 
Estação Meteorológica

Foi instalada em fins de 2012, junto ao Vinhedo do Mundo uma Estação Agroclimática, digital, automática, que registra e transmite online dados de 12 variáveis climáticas, entre leitura direta e calculadas.

A estação se destina a formar um retrospecto do comportamento climático local e estabelecer correlações com a performance das principais variedades cultivadas no Vinhedo ao lado.

Nenhum comentário: